A atual Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Bento Quirino, foi construída em 1960 e dedicada por Dom Luís do Amaral Mousinho. Três anos depois, em 1963, a comunidade se desmembrou da paróquia São Simão Apóstolo e tem decretada sua ereção canônica como paróquia por Dom Agnelo Rossi. Ela é fruto do Vaticano II, quando a Igreja vivia uma grande primavera de retorno às suas fontes, particularmente na liturgia.
Em 2002, com a chegada do padre André Luiz Massaro, recém-ordenado, a comunidade se organiza e reconstrói em 85% a Igreja, sendo dedicada pelo saudoso Dom Arnaldo Ribeiro, em 2004. No ano de 2013 a paróquia viveu seu Jubileu de Ouro, com intensas atividades e comemorações. Tendo como marco a construção de um prédio de 02 andares para abrigar uma Creche e um Berçário mantidos pela paróquia.
Agora, em 2023, vivendo as alegrias do Jubileu de Diamante, a Paróquia novamente foi convidada a celebrar intensamente um ano de graças. A cada mês foram recordados os 60 anos de caminhada, houve a peregrinação de 15 oratórios de Santo Antônio às casas dos paroquianos, e como marco principal foi planejado a restauração completa da Igreja Matriz.
Assim, portanto, no último dia 1º de julho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, o arcebispo Dom Moacir Silva, esteve presente em nossa paróquia para a Dedicação da nossa Igreja Matriz totalmente restaurada.
A Celebração começou com uma linda procissão tendo um belíssimo andor portando as relíquias que foram depositadas dentro do Altar Eucarístico: São Thiago Apóstolo, Santo Antônio de Pádua, Beato Padre Donizeti Tavares de Lima e Servo de Deus Padre Gilberto Maria Defina. O andor, as bandeiras e mastros foram conduzidos pelo QG Tiro de Guerra de Santa Rita do Passa Quatro, acompanhados pela execução de vários hinos da Banda Zequinha de Abreu também de Santa Rita. Na frente da Igreja fora descerrada a placa de inauguração e seguiu-se a Missa com todos os ritos pertinentes à Dedicação e Sagração do Altar.
A comunidade paroquial que se fez presente com uma imensa participação, viveu uma noite de intensa alegria e fé, tendo a satisfação de ter novamente um templo que depois de seis meses fechado foi reaberto para o culto divino. Unidos na fé e no trabalho a paróquia segue sua missão de ser uma Igreja Sinodal, empenhada na Comunhão e Participação.
Padre André Luiz Massaro
Pároco de Santo Antônio de Pádua
@pascombq