Juventude participa da Jornada Arquidiocesana da Juventude

Com o tema: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste! (cf. At 26, 16)”, o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou a Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ). A jornada aconteceu de 10 a 17 de julho, e neste ano teve como sede a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Forania Bom Jesus da Lapa, em Ribeirão Preto, e incluiu uma ampla programação de atividades nas paróquias, foranias ou cidade, e o momento arquidiocesano.

Aos jovens da jornada, o arcebispo dom Moacir, destacou a temática central refletida pela JAJ 22 como um grande chamado ao protagonismo juvenil: “A reflexão central de nossa Jornada da Juventude: ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’ é o grande convite da Igreja para o jovem estar sempre atento, pronto para testemunhar a experiência do encontro com Jesus Cristo assim como o apóstolo Paulo foi convidado a testemunhar o que ele viu, o que ele ouviu, e isso no encontro pessoal com Jesus. Cada um de nós, cada jovem, que se deixa encontrar com Cristo, também é chamado a testemunhar”, expressou o arcebispo.

O assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Vinícius Cestari, falou da importância da realização da JAJ 22 como um momento de valorização da juventude, de encontro e proximidade, de comunhão e impulso para caminhar juntos. “Celebramos a segunda Jornada Arquidiocesana da Juventude, uma semana especial para nossa juventude, e vivenciamos momentos fortes nas paróquias e foranias, e é importante ressaltar o tema proposto: ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’, como um convite de Jesus a toda a nossa juventude. Levantar das tantas situações que muitas vezes nos paralisam e partir para aquilo que Jesus nos chama a testemunhar”, destacou padre Vinícius.

O jovem Vinícius Carrocini (Pet), da coordenação do Setor Juventude, manifestou a relevância da realização da JAJ 22 como sinal de unidade e expressão da caminhada sinodal. “A realização da segunda Jornada Arquidiocesana da Juventude refletindo o tema ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’ é um momento de graça, de alegria, para toda a juventude de nossa arquidiocese. Momentos como esse nos impulsionam e nos colocam na ideia da sinodalidade para caminhar de fato juntos enquanto juventude, mas também alinharmos os nossos passos com todos os outros núcleos da Igreja para nos sentirmos uma parte viva e ativa da nossa Igreja Católica”, disse Vinícius.

Para a jovem Drielle Lima, da forania Bom Jesus da Lapa, a jornada foi oportunidade de reencontro entre os jovens para rezar e caminhar juntos. “A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) foi muito especial, pois por causa da pandemia, fazia alguns anos que não nos reuníamos como juventude arquidiocesana em unidade. E foi incrível ver como os jovens se mobilizaram para estar presente todos os dias e como aderiram todos os momentos durante a semana. O encerramento deixou a juventude com um gostinho de quero mais, pois era nítido ver a alegria deles em estar presente juntamente com nosso arcebispo dom Moacir que esteve presente todos os dias” Drielle Lima.

Programação

A missa de abertura da JAJ 22 aconteceu no domingo (10), e foi realizada por foranias ou cidade. Na segunda-feira (11), na forania, paróquia ou cidade, ocorreu a “Catequese: Projeto Pessoal de Vida”. A “Espiritualidade Mariana”, na terça-feira (12), reuniu os jovens por forania, paróquia ou cidade. Na quarta-feira (13), às 20h, a “Catequese: Projeto Pessoal de Vida”, momento arquidiocesano, na paróquia Maria Mãe do Povo e São Lázaro, no Jardim Aeroporto, em Ribeirão Preto, e contou com a orientação do arcebispo Dom Moacir Silva. A “Celebração Penitencial para os Jovens: Renovação da Vida segundo a vocação cristã”, na quinta-feira (14), na forania, paróquia ou cidade. A “Noite Cultural” sucedeu-se na sexta-feira (15). No sábado (16), às 20h, ocorreu a “Vigília e Adoração Eucarística”, momento arquidiocesano na paróquia Maria Mãe do Povo e São Lázaro. E, o encerramento da JAJ, no domingo (17), com a “Caminhada Jovem”: acolhida dos jovens, às 14h, na paróquia Bom Jesus da Lapa (Campos Elíseos) seguida de caminhada até a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ribeirão Preto, para a missa às 17h, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva.

Catequeses

Uma série de 18 catequeses em vídeos curtos foram produzidas e divulgadas durante a JAJ com diversos temas abordados e explicados pelos padres da arquidiocese, entre eles: discipulado, oração, pecado, homem, protagonismo jovem, missão, vocação, família, testemunho, namoro cristão, devoção mariana, cruz, lectio divina, sinodalidade, igreja, santidade, juventude, discípulo missionário.

Caminhada e Missa

A “Caminhada Jovem”, no domingo (22), marcou o início do encerramento da jornada. Os jovens foram acolhidos na paróquia Bom Jesus da Lapa (Campos Elíseos) para um instante de convivência, e ali permaneceram em momentos de oração, dança, música, sendo animados pelos jovens Murilo (Forania Bom Jesus da Lapa) e Francisco (Forania São Bento), até a saída da caminhada que seguiu em direção a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. No percurso o padre Severino Germano e o coordenador do Setor, Arthur Augusto, animaram a juventude motivando-os a rezarem, cantarem e ecoarem em voz alta o tema da JAJ. Ao chegar na paróquia Santa Teresinha os jovens participaram da missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, que enfatizou na homilia, a necessidade da juventude ser atuante na sociedade e testemunha do Cristo que vive. Ao término da celebração os jovens receberam a benção de envio para continuar em suas realidades a missão evangelizadora dando vida e sabor ao tema deste ano: ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’

Jornada

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas Particulares. As jornadas têm o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.

Veja também:

O Vídeo do Papa sobre o Sínodo: caminhar juntos, ouvir juntos

Novo mês, nova intenção de oração do Papa Francisco: O Vídeo do Papa de outubro acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o pontífice confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. A intenção chega em um ponto de virada no percurso sinodal que começou em 2021 e terminará em 2023.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.