Mais de 800 jovens celebram o Dia Nacional da Juventude

Com o tema: “E o verbo se fez carne” (Jo 1, 14) aconteceu no domingo, 23 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento reuniu ao menos 800 jovens provenientes das 20 cidades que formam a Arquidiocese de Ribeirão Preto. O DNJ começou com a concentração dos jovens, às 8h30, na paróquia Nossa Senhora das Graças, no Parque dos Servidores, em Ribeirão Preto. Às 9h, os jovens partiram em caminhada acompanhados por trio elétrico até o Colégio Ressurreição, na Lagoinha, onde foram realizadas as atividades do dia. O evento se estendeu até às 17h com muita música, animação, dinâmicas, customização de camisetas, momentos de reflexão, oração, e a missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva.

Juventude Missionária

Na introdução da homilia, dom Moacir se dirigiu aos jovens, e conclamou-os a rejuvenescer a Igreja como missionários evangelizadores de toda a juventude. “Queridos irmãos, queridas irmãs, que bom vivermos juntos um dia, desde às 8h30 da manhã estamos juntos. Quanta vida, quanta animação, quanto dinamismo, quanta criatividade, eu constatei hoje junto com vocês. Isso é juventude. E é essa juventude que tem que evangelizar o resto da juventude presente no mundo. Hoje, Dia Mundial das Missões, dia de rezar pelas missões, e de renovar nosso compromisso missionário. E para este ano o papa nos convidou a sermos missionários, e para sermos missionários temos que ser testemunhas de Jesus. ‘Sede minhas testemunhas’ é o compromisso de todo cristão, de todo crismado. ‘E o verbo se fez carne e habitou entre nós’, a grande temática do nosso DNJ, nos convida a nos colocarmos diante do mistério da encarnação acontecido a dois mil e vinte dois anos, acontecimento que mudou a humanidade. A humanidade não é mais a mesma a partir do mistério da encarnação. A humanidade tem algo novo agora, porque Deus veio participar da humanidade. Deus assumiu a nossa condição humana. Deus se deu a nós para nossa humanidade e veio viver como uma pessoa humana, não por acaso, veio viver como pessoa humana para nos levar a comunhão plena com Ele para nos fazer filhos e filhas amados de Deus”, explicou dom Moacir.

E, continuou o arcebispo: “Jesus Cristo é absolutamente necessário para cada pessoa. A pessoa para entender a si mesma precisa confrontar a sua realidade pessoal com Jesus Cristo. E em Jesus Cristo descobre-se o sentido para tudo. Jesus Cristo é absolutamente necessário para cada pessoa humana em qualquer tempo da história. E isso nos lembra mais um compromisso da missão, que é justamente levar o outro a um encontro com Cristo, o encontro que transforma, o encontro de onde nasce o discípulo missionário. A missão de vocês jovens é justamente essa: levar outros jovens a se encontrarem com Jesus e se deixar envolver pela pessoa e pelo mistério de Cristo. Eu estou convencido de que nossa evangelização só vai acontecer com frutos se nos empenharmos em tudo aquilo que nós fazemos em nossas comunidades se tivermos a preocupação de levar a pessoa ao encontro com Jesus Cristo”, afirmou dom Moacir.

Gratidão

O coordenador do Setor Juventude, Arthur Augusto Andrade dos Santos, dirigiu mensagem de agradecimento a todos que colaboraram para a concretização do DNJ 2022. Arthur externou a gratidão ao padre Mateus Pereira Martins e a comunidade paroquial Nossa Senhora das Graças por acolher a edição do DNJ 2022; ao arcebispo dom Moacir pela confiança e presença constante junto ao setor; ao coordenador de pastoral, padre Luís Gustavo, pelo apoio e disponibilidade em acolher as ações do setor; a direção do Colégio Ressurreição pela acolhida e abertura das portas para a realização do DNJ: “Estamos concluindo o DNJ 2022. Foi um lindo dia celebrando a juventude diante de tudo que vivemos neste dia”, conclui Arthur.

Homenagem

Na sequência o padre Vinícius Martins Cestari, assessor do Setor Juventude, estendeu a gratidão aos padres, diáconos, seminaristas e a juventude presente no DNJ, e prestou uma bela e singela homenagem ao coordenador do Setor Juventude, Arthur Augusto Andrade dos Santos, que completa 12 anos à frente dos trabalhos com o setor nesta edição do DNJ. “Diante do novo ciclo que nos propomos não poderíamos deixar de agradecer por esses doze anos de serviços prestados ao Setor Juventude, quando convidado por dom Joviano, a estar à frente da juventude, e depois renovado com dom Moacir, por isso nós queremos agradecer o Arthur pelo trabalho até aqui desempenhado, e receba o carinho e a gratidão dos representantes das foranias e de todos aqui presentes”, agradeceu padre Vinícius.

DNJ 2023: Antes da bênção final o arcebispo dom Moacir anunciou a data e a paróquia sede da edição do Dia Nacional da Juventude 2023. O DNJ 2023 será realizado em 29 de outubro, na paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Altinópolis. Os ícones arquidiocesanos, a Cruz e a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, foram entregues aos jovens altinopolenses que vão cuidar dos ícones que farão a peregrinação entre os grupos de jovens da forania Bom Jesus da Cana Verde.

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.