Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025

Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025
Sementes de Paz e Esperança

“Sementes de paz e esperança” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025. No décimo aniversário da instituição do evento, coincidindo com a publicação da Encíclica Laudato si’ e no ano jubilar, “Peregrinos de Esperança”, o tema adquire um significado mais forte e profundo.

Com a imagem da semente, frequentemente citada na pregação de Jesus, o Papa Leão XIV torna explícita a analogia com o grão de trigo, que deve morrer para dar fruto (cf. Jo 12,24). A semente entrega-se inteiramente à terra e aí, com a força impetuosa do seu dom, a vida germina, mesmo nos lugares mais inesperados, numa surpreendente capacidade de gerar um futuro. Portanto, em Cristo, somos “sementes de Paz e de Esperança”. As palavras proféticas de Isaías, «Uma vez mais virá sobre nós o espírito do alto», que acompanharão a iniciativa ecumênica do “Tempo da Criação”, de 1º de setembro a 4 de outubro, reiteram a necessidade de ações concretas capazes de transformar o deserto árido e ressequido em um jardim, um lugar de descanso e serenidade.

A justiça ambiental, implicitamente anunciada pelos profetas, já não pode ser considerada um conceito abstrato ou um objetivo distante. Ela representa uma necessidade urgente que ultrapassa a mera proteção do ambiente. Trata-se verdadeiramente de uma questão de justiça social, económica e antropológica. Para os que creem em Deus, além disso, é uma exigência teológica, que para os cristãos tem o rosto de Jesus Cristo, em quem tudo foi criado e redimido. Num mundo onde os mais frágeis são os primeiros a sofrer os efeitos devastadores das alterações climáticas, do desflorestamento e da poluição, cuidar da criação torna-se uma questão de fé e de humanidade.

Entre as iniciativas da Igreja, que são como sementes lançadas neste campo, gostaria de recordar o projeto “Borgo Laudato si’”, que o Papa Francisco nos deixou como herança em Castel Gandolfo, uma semente que pode dar frutos de justiça e paz. Trata-se de um projeto de educação para a ecologia integral que visa ser um exemplo de como se pode viver, trabalhar e fazer comunidade aplicando os princípios da Encíclica Laudato si’.

A mensagem do Papa Leão XIV nos convida a aproveitar a oportunidade única de cultivar e cuidar do jardim do mundo (cf. Gn 2,15). Portanto, trabalhe, cuide, proteja e preserve o solo, com base no respeito mútuo entre os seres humanos e a natureza.

Clique aqui e acesse a Mensagem do Papa na íntegra

Fonte: Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

 

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar