Mensagem final: A sinodalidade pertence à essência da Igreja, não é uma moda passageira

No desejo de reavivar o espírito de Aparecida e no horizonte do Jubileu Guadalupano de 2031 e do Jubileu da Redenção de 2033 , a Assembleia Eclesial da América Latina emitiu uma mensagem que inclui o que se viveu desde 21 de novembro em um acontecimento inédito e histórico.

Convocado por Jesus Cristo

Lido por Dom Miguel Cabrejos , presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), começa por confessar que é “Jesus Cristo Ressuscitado que nos convocou mais uma vez” para ” comunicar com alegria transbordante a alegria do encontro Ele, para que todos tenhamos uma vida plena Nele ”, diz Aparecida.

Sentindo a companhia de Jesus no «empenho de repensar e relançar a missão evangelizadora», a mensagem reconhece a necessidade de « um caminho de conversão decididamente missionária », que pressupõe a necessidade de «uma maior responsabilidade pastoral».

Uma verdadeira experiência de sinodalidade

A Assembleia foi vivida, o documento recolhe, como “uma verdadeira experiência de sinodalidade , na escuta recíproca e no discernimento comunitário do que o Espírito quer dizer à sua Igreja”. Da “diversidade multifacetada”, os participantes da Assembleia “voltaram-se para as realidades que vive o continente, nas suas dores e esperanças”.

O texto confirma e denuncia a dor “dos mais pobres e vulneráveis ​​que sofrem o flagelo da miséria e da injustiça”; também “o grito de destruição do lar comum” e a “’cultura do descarte’ que atinge sobretudo as mulheres, os migrantes e refugiados, os idosos, os indígenas e os afrodescendentes”. A Assembleia está prejudicada “com o impacto e as consequências da pandemia que aumenta ainda mais as desigualdades sociais, comprometendo inclusive a segurança alimentar de grande parte da nossa população”.

Pecados e esperanças

Doem também os pecados intraeclesiais , como o “clericalismo e autoritarismo nas relações, que levam à exclusão dos leigos, especialmente das mulheres nas instâncias de discernimento e decisão sobre a missão da Igreja, constituindo um grande obstáculo à sinodalidade”. Junto com isso, existe a preocupação com “a falta de profetismo e solidariedade efetiva com os mais pobres e vulneráveis”.

Mas também há esperanças , nascidas da “presença dos sinais do Reino de Deus, que conduzem a novos caminhos de escuta e discernimento”. A mensagem mostra o caminho sinodal como “um espaço significativo de encontro e abertura para a transformação das estruturas eclesiais e sociais que permitem renovar o impulso missionário e a proximidade com os mais pobres e excluídos”. A vida religiosa é também motivo de esperança, “mulheres e homens que, vivendo na contramão, dão testemunho da boa nova do Evangelho”, e de piedade popular.

Hora Kairos

Viveu como “um Kairos, um tempo propício à escuta e ao discernimento ” que se conecta com o Magistério e “favorece a abertura de novos caminhos missionários para as periferias geográficas e existenciais e os lugares próprios de uma Igreja cessante”.

A partir daí, questiona os desafios e orientações pastorais a assumir , afirmando que «a voz do Espírito ressoou no meio do diálogo e do discernimento», apelando a uma maior encarnação, acompanhamento e promoção dos jovens, atenção aos vítimas de abusos, participação ativa das mulheres nos ministérios e nos espaços de discernimento e decisão eclesial.

Treinar em sinodalidade

Também a promoção da vida em sua totalidade, a formação na sinodalidade para erradicar o clericalismo, a participação laical nos espaços de transformação, ouvindo e acompanhando o grito dos pobres, excluídos e rejeitados. Foi apontada a necessidade de novos programas de formação em seminários, para valorizar os povos indígenas, a inculturação e a interculturalidade, abordar as questões sociais e treinar na sinodalidade.

Na longa lista de elementos a levar em conta, não é fácil resumir as contribuições de tantas pessoas, foi lembrada a importância da experiência de Pueblo de Dios, de viver os sonhos de Querida Amazônia , de acompanhar indígenas e afro – os povos descendentes na defesa da vida, da terra e de suas culturas.

A sinodalidade é o caminho, algo que pertence à essência da Igreja, por isso se insiste que ” não é um modismo passageiro ou um lema vazio “. É algo que tem feito aprender a caminhar juntos, envolvendo a todos. Agora se trata de levá-lo às comunidades, às bases, para que se manifeste o compromisso de seguir o caminho, aprendendo e criando, em um itinerário pastoral que busca a conversão missionária e sinodal. Podemos dizer que o caminho está demarcado, agora há coragem para enfrentá-lo, sem esquecer o que é inegociável: tem que estar juntos.

Texto: Padre Luis Miguel Modino

Confira a íntegra do documento: Mensagem Final da Assembleia Eclesial