Mensagem por ocasião do Dia do Padre na festa de São João Maria Vianney

Na memória de São João Maria Vianney (Cura D’Ars), 04 de agosto, por ocasião do dia do patrono dos Padres, o arcebispo Dom Moacir Silva e o Padre Ivonei Adriani Burtia, representante dos Presbíteros (Pastoral Presbiteral), enviam mensagem de agradecimento ao presbitério arquidiocesano.

Mensagem de Dom Moacir Silva

Na mensagem dirigida aos padres, o arcebispo Dom Moacir, trouxe uma breve reflexão do Papa Francisco dirigida a um grupo de sacerdotes:

“Neste ano dedicado a São José, convido-vos a redescobrir o rosto deste homem de fé, deste pai terno, modelo de fidelidade e de abandono confiante ao desígnio de Deus. «A vontade de Deus, a sua história e o seu projeto passam também através da angústia de José. Assim ele ensina-nos que ter fé em Deus inclui também acreditar que Ele pode intervir inclusive através dos nossos medos, das nossas fragilidades, da nossa fraqueza» (Carta Apostólica Patris corde, 2). Não se deve deixar de lado as fragilidades: são um lugar teológico. A minha fragilidade, a de cada um de nós, é um lugar teológico de encontro com o Senhor. Os sacerdotes “super-homens” acabam mal, todos. O sacerdote frágil, que conhece as suas fraquezas e fala sobre elas com o Senhor, este será bom. Com José, somos chamados a regressar à experiência dos simples gestos da hospitalidade, da ternura, do dom de si” (Discurso do Papa Francisco aos sacerdotes do Internado São Luís dos Franceses, em Roma – 7 de junho de 2021).

E, finalizou Dom Moacir: “Que o Cura D’Ars cuja memória hoje celebramos seja para cada um de vocês (padres) modelo e intercessão. Um grande abraço a todos!”

Mensagem da Pastoral Presbiteral

O Padre Ivonei Adriani Burtia, representante dos presbíteros, transmitiu em nome da Pastoral Presbiteral o agradecimento e as felicitações pelo Dia do Padre.

“Caríssimos presbíteros da Arquidiocese de Ribeirão Preto, seja diocesano ou religioso, celebramos o Dia do Padre, temos como padroeiro São João Maria Vianney. Em seus escritos encontramos várias palavras dizendo que o padre é o amor do coração de Jesus. Desejo em nome da Pastoral Presbiteral um dia fecundo de graça, recordemos da nossa ordenação, do nosso chamado, do nosso sim. Cada dia renovando o nosso sim. Obrigado pela sua presença, pela sua fraternidade presbiteral, pela sua comunhão, pelos seus trabalhos em suas paróquias e comunidades. Desejo a todos vocês: Feliz Dia do Padre com as bênçãos de Deus, de Nosso Senhor Jesus Cristo, e de São João Maria Vianney, nosso querido padroeiro. Obrigado e gratidão pelo dom de nossas vidas, de maneira especial da nossa vocação presbiteral”, desejou padre Ivonei.

Rezemos pelos Padres

Rezemos por todos os padres presentes na Arquidiocese de Ribeirão Preto e no mundo inteiro. Que São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, interceda pela vida e ministério de nossos padres!

Oração do Sacerdote

É duro estar sozinho.
Sozinho diante de todos,
Sozinho diante do mundo,
Sozinho diante do sofrimento,
do pecado, da morte.
Não estás sozinho, meu Filho,
Estou contigo, Eu sou teu,
Eu precisava, na verdade,
de uma humanidade a mais para continuar
a minha Encarnação e a minha Redenção.
Desde toda a eternidade, Eu te escolhi.
Eu preciso de ti: Preciso das tuas mãos para continuara abençoar, Preciso dos teus lábios
para continuar a falar, Preciso do teu corpo
para continuar a sofrer, Preciso do teu coração
para continuar a amar, Preciso de ti para
continuar a salvar.Fica comigo, meu Filho.
(in Poemas para rezar, trecho de Michel Quoist)