Mês vocacional 2022: a vocação é um chamado que nasce do encontro com Jesus ressuscitado

Neste mês de agosto, a Igreja no Brasil reflete sobre as vocações. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da comissão para os ministérios ordenados e a vida consagrada, nos ajuda com essa reflexão ao apresentar o tema do mês vocacional de 2022: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).

Neste mês, imbuídos por esse tema, somos chamados a refletir sobre esta vocação que nasce por meio de um encontro com Jesus ressuscitado. “Cristo vive!”: essa é uma certeza que os discípulos e missionários do Senhor podem constatar realmente, porque o ressuscitado vem ao nosso encontro.

Ele nos mostra seu coração e suas chagas e nós nos tornamos testemunhas do seu amor e sua doação. Essa dimensão testemunhal mostra-nos um caminho de sentido.

A vida, se não for entendida como vocação, perde seu sentido. Jesus, ao restaurar todas as coisas, abre para nós as portas de uma vida que adquire novo sentido, uma vida de homens e mulheres renascidos pela graça de Cristo que já não são mais marcados pelo pecado e a morte.

Nos tornamos testemunhas de Jesus ao vê-lo ressuscitado e essa dimensão abre-nos um novo caminho, pois somos destinatários de uma boa notícia jamais vista na história humana. A cruz que era sinal de morte tornou-se instrumento de salvação, meta de todos os vocacionados que podem dizer com a força renovada do Espírito Santo que infla nossos pulmões: Cristo vive!

Todos nós ao recebermos uma grandiosa notícia, nos enchemos de alegria e queremos espalhar nossa alegria para o mundo e com ela, vai também a notícia que recebemos. A ressurreição é a boa notícia que nos torna testemunhas do Senhor. Recebemos nosso chamado quando nos encontramos com o Senhor ressuscitado, e é essa experiência que nos faz querer sair pelo mundo contando a todas as pessoas que “vimos o Senhor”, nos tornamos testemunhas d’Ele porque esse encontro com o Ressuscitado se torna para nós uma experiência fundamental. A alegria do chamado se multiplica tanto em nossa vida que já não podemos deixar de anunciar a todos que realmente o Senhor está vivo e que nós o encontramos. O nosso anúncio se torna para os outros um meio para que cada um possa também buscar encontrar-se com o Senhor.

Neste mês vocacional, que já está bem próximo da abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, busquemos contagiar o mundo por meio de nosso testemunho que nasce deste encontro com Jesus ressuscitado. Meditemos nesse mês que a vocação, muito mais do que um simples chamado, é um encontro pessoal e íntimo com Jesus que muda nossa vida e nos impulsiona a contar a todos que Cristo está vivo!

Pe. Alcides Pizeta Neto
Assessor do Serviço de Animação Vocacional Arquidiocesano (SAV-RP)

Veja também:

Advento, CE e Natal

Neste mês chamo a atenção para três acontecimentos importantes em nossa vida eclesial: o Advento, a Campanha para a Evangelização e o Natal do Senhor.