O Dia do Migrante da Igreja Católica foi determinado em 1969 pelo Papa Paulo VI, com orientação para que cada conferência episcopal de cada país escolhesse sua data a ser celebrada. No Brasil, em abril de 1979, por determinação da 17ª Assembleia Geral da CNBB – Conferência, decide-se celebrar o Dia do Migrante no 25 de junho se cair no domingo ou, caso contrário, no domingo imediatamente anterior. No ano seguinte, em 1980, os bispos escolhem para lema da Campanha da Fraternidade, a frase “Para onde Vais” para dinamizar a ação pastoral da Igreja Católica do Brasil junto aos migrantes.
39ª Semana do Migrante
A Semana do Migrante no Brasil é promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM/CNBB), vinculado à dimensão sóciotransformadora da Conferência Episcopal. Neste ano, se realiza de 16 a 23 de junho de 2024, tendo como tema Migração e casa comum e como lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2).
Seguindo uma prática que já se tornou costumeira, o processo retoma o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, sob o enfoque do fenômeno migratório. Por tudo isso, o presente subsídio – TEXTO-BASE – estará fundamentado numa tríplice fonte: a) Carta Encíclica Laudato Si’ (2015), seguida da Exortação Apostólica Laudate Deum (2023); b) Carta Encíclica Fratelli Tutti (2020); c) reflexões da CF/24 sobre o tema da Amizade social,
com especial atenção ao vasto e complexo campo das migrações.
Acesse os materiais da Semana do Migrante: https://spmnacional.org.br/material/