Missa marca celebração de doze anos do Tribunal interdiocesano

O Tribunal Interdiocesano de Ribeirão Preto celebrou no dia 28 de março, o décimo segundo ano da instalação, e a data celebrativa foi marcada pela missa de ação de graças na Capela do Tribunal “Beata Madre Clélia Merloni”, presidida pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, e concelebrantes: o juiz do tribunal, padre Antônio Carlos Santana; alguns padres, e a presença de diáconos que auxiliam os trabalhos no tribunal; e também a presença de colaboradores e funcionários.

Homilia – O arcebispo Dom Moacir Silva, na homilia, fez referência a importância do serviço do tribunal na possibilidade de reconstrução da fé e da vivência cristã. “Nesta celebração eucarística rendemos graças a nosso Senhor pelos doze anos de instalação do Tribunal Interdiocesano. Quantas pessoas tiveram suas vidas reconstruídas a partir do serviço prestado por este tribunal. Quantas pessoas puderam retomar o caminho e a prática concreta da vivência da fé, da esperança e do amor, a vivência matrimonial a partir de uma decisão do tribunal. Por isso, o tribunal presta um grande bem, um grande serviço para o bem espiritual, e louvamos a Deus, e não podia ser de forma melhor na Eucaristia. (…) Que o Senhor nos sustente com a Sua graça em nosso caminhar a serviço dos irmãos e irmãs, a serviço da justiça eclesiástica, a serviço do bem espiritual das pessoas que batem à porta da nossa instituição”.

O juiz do tribunal, padre Antônio Carlos Santana, manifestou gratidão a dom Moacir, aos padres presentes e aos colaboradores do Tribunal. “A Pastoral Judiciária é muito importante para a Igreja, e o trabalho que vocês fazem pelo tribunal vai ser muito recompensado por Deus. Minha gratidão a todos pelo empenho e dedicação nesses doze anos que nós iniciamos este trabalho aqui em Ribeirão Preto e nas dioceses sufragâneas, hoje São João da Boa Vista e Jaboticabal, caminham com suas próprias pernas, então gratidão a todos pelo auxílio no nosso trabalho”.

Tribunal: O Tribunal Interdiocesano de Ribeirão Preto foi instalado em 25 de março de 2011, Solenidade da Anunciação do Senhor, em missa nas dependências do Centro Arquidiocesano de Pastoral (local onde permaneceu até meados de 2019), presidida pelo arcebispo dom Joviano de Lima Júnior, SSS, e reuniu as dioceses da sub-região RP-1: Arquidiocese de Ribeirão Preto e as dioceses de Franca, São João da Boa Vista. Em 25 de março de 2019 o Tribunal inaugurou a sede própria, em missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva na Capela do Tribunal “Beata Madre Clélia Merloni”.

Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Ribeirão Preto

Rua Américo Brasiliense, 1574 – Vila Seixas – 14015-050 – Ribeirão Preto/SP