Missão dos Seminários na paróquia Nossa Senhora das Graças

Com o tema: “Maria, modelo de Vocação: Graça e Missão” e o lema: “Maria, levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1,39)”, os seminaristas da arquidiocese de Ribeirão Preto, vivenciando a missão confiada a todos os batizados, incentivados pelo desejo do Papa Francisco de ser uma Igreja em saída, realizaram de 01 a 05 de novembro, a “Santa Missão Popular” na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Parque dos Servidores, em Ribeirão Preto, e contaram com a colaboração das congregações religiosas: Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (ASCJ), Franciscanas da Imaculada Conceição de Lípari e Beneditinas da Divina Providência; e a participação de leigos; jovens; do Arcebispo Dom Moacir Silva; do reitor do Seminário Maria Imaculada, Padre Antonio Elcio de Souza (Pitico); do reitor do Seminário São José e Propedêutico Bom Pastor, Padre Marcus Vinícius de Miranda; do Diácono Márcio Fabiano Alves; e do padre Mateus Pereira Martins, pároco da paróquia anfitriã da missão.

Envio e Missão: A missão teve início com a celebração de envio na Capela Central do Seminário Maria Imaculada, presidida pelo Padre Antonio Elcio, e após o envio dos seminaristas e das religiosas, houve o deslocamento até a Paróquia Nossa Senhora das Graças para a missa de abertura presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva.

Os missionários empenharam-se e entregaram-se profundamente numa extensa programação missionária. A mesma consistiu nas visitas porta a porta, no luau com os jovens, momentos de formação e espiritualidade com as pastorais, um momento de retiro com a catequese. O que mais destacou-se nessa missão foi o envolvimento dos membros da paróquia, crianças, adolescentes, jovens, adultos vivendo a missão que é confiada a todos os cristãos, de ir ao encontro do irmão e levar a Palavra, o Cristo, esse que acompanhou e incentivou os missionários nos dias da missão.

As experiências adquiridas na missão foram muito ricas e únicas, são frutos, marcas que serão levadas no coração dos missionários. Que a missão possa ser assumida pelos batizados como um ato de amor a Deus, aos irmãos e de comunhão com o Papa, o bispo e a Igreja.

Missão: A cada ano os Seminários Maria Imaculada e São José e Propedêutico Bom Pastor realizam uma missão em uma das paróquias da Arquidiocese. A missão visa ampliar a presença da Igreja, apresentando a paróquia a pessoas que ainda não a conhecem, e participando de atividades junto a pastorais e movimentos.

Lucas Barbosa Pais
Seminarista do 2º Ano da Configuração (Teologia)

Veja também: