Movimento de Cursilho de Cristandade realiza a 50ª Assembleia Nacional em Aparecida

O encontro em Aparecida foi marcado também pela Ultreya Jubilar do Movimento de Cursilhos no Brasil (Jubileu de Diamante): MCC há 60 anos com a Igreja e evangelizando no Brasil

Nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, no seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), o Movimento de Cursilho de Cristandade do Brasil, realizou a 50ª Assembleia Nacional Ordinária. O Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 (Ribeirão Preto) neste momento de grande importância e união para o movimento esteve representado na assembleia pelo padre Wagner Luís Gomes (vice assessor eclesiástico nacional e assessor eclesiástico do GER SUL1), Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho), Coordenador do GER SUL1 RP, e Matheus Fernandes Carniel (Representante Jovem).

Neste momento de singular importância para o movimento no Brasil, estivemos reunidos para um momento de partilha, reflexão e oração, sendo isto um momento de rever a vida dos movimentos nos diversos Regionais e Setores juntamente com o grupo executivo nacional, para não perdermos a essência do Cursilho, que sendo um movimento eclesial, caminhando com a igreja no Brasil, e como igreja evangelizar os ambientes, na comunhão, participação e missão.

Estiveram presentes em Aparecida o Grupo Executivo Nacional (GEN), coordenadores, vice-coordenadores dos regionais, representantes jovens regionais e jovens das macros-regiões, grupo de apoio, sacerdotes, bispos e cursilhistas convidados, para esse momento fundamental para a caminhada do movimento nas diversas dioceses, paróquias de nosso imenso Brasil.

Nesses dois dias muitos foram os frutos colhidos, e o desejo de continuar a caminhada fortalecendo ainda mais a jornada do MCC com a nossa igreja, nossos sacerdotes, bispos e irmãos leigos e leigas pelo Brasil na sinodalidade, na esperança e na coragem para enfrentar os desafios, sobretudo nessa época de mudanças e estreitando os laços da amizade que é característica do MCC.

Ultreya Jubilar: No dia 10 de setembro contamos com a Ultreya Jubilar no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, com as romarias do MCC provenientes de todos os Recantos do Brasil, somando mais de 5 mil cursilhistas. O GER SUL1 RP contou com a presença dos grupos executivos regionais, e de caravanas dos Grupos Executivos Diocesanos (GED) de: Jales, São José do Rio Preto, Jaboticabal, Catanduva, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista, que viveram e exerceram o carisma no jubileu de diamante.

Com a Ultreya celebramos o “Jubileu de Diamante”, isto é, 60 anos do MCC no Brasil um marco registrado na história do movimento em nosso país. A marcante Ultreya começou com a celebração da santa missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 12h, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba (MG), e concelebrada por bispos e padres de diversas dioceses do Brasil que assessoram o movimento, e com a Basílica Nacional repleta de cursilhistas do Brasil inteiro dando-nos a certeza de que somos, uma só família uma só igreja a serviço do Senhor.

Após esse marco jubilar assinalado por homenagens, mensagens, convergência e estreitamento dos laços de amizade e do compromisso do discipulado, motiva os cursilhistas a continuarem sua atuação em seus campos de Missão, entusiasmados, encantados, mas acima de tudo com os corações transbordando de fé e agraciados por sermos colaboradores na missão de Cristo e de sua igreja como MCC.

Padre Wagner Luís Gomes
Vice-assessor Eclesiástico Nacional
Assessor Eclesiástico do GER SUL1 RP
Assessor Eclesiastico do GED Ribeirão Preto

Saiba mais:
https://www.facebook.com/CursilhoBrasil/
https://www.cursilho.org.br/novo/

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.