Museu Arquidiocesano faz memória de Dom Arnaldo ao resgatar duas cartas do Papa João Paulo II

Museu Arquidiocesano faz memória de Dom Arnaldo ao resgatar duas cartas do Papa João Paulo II

Em 28 de dezembro de 1988, o Papa João Paulo II nomeou Dom Arnaldo Ribeiro, arcebispo de Ribeirão Preto. A posse aconteceu na cidade de Ribeirão Preto, no Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima” (Cava do Bosque), em 04 de março de 1989. Seu longo e profícuo pastoreio estendeu-se até 05 de abril de 2006, quando o Papa Bento XVI, acolhendo o seu pedido de renúncia, nomeou Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, até então bispo da Diocese de São Carlos/SP, como novo arcebispo de Ribeirão Preto. Sua posse aconteceu em Ribeirão Preto, na quadra do “Colégio Marista”, em 03 de junho de 2006. Dom Arnaldo, agora emérito, passou a residir em Belo Horizonte/MG, sua terra natal.

Em 15 de dezembro de 2009, Dom Arnaldo fez sua páscoa. Neste ano de 2024, recordamos os 15 anos de seu falecimento. Com o desejo de perpetuar sua memória e legado que ainda hoje reluzem entre nós, apresentamos duas cartas (1) assinadas e enviadas pelo Papa João Paulo II a Dom Arnaldo: a primeira, em 27 de dezembro de 2000, por ocasião das comemorações dos seus 25 anos de Ordenação Episcopal (27/12/1975), e a segunda, em 07 de fevereiro de 2004, pelos seus 50 anos de Ordenação Sacerdotal (13/03/1954).
Em seu Testamento Espiritual, Dom Arnaldo, com austeridade e clareza, dizia: “Gostaria que, na hora de minha morte, quando e como Deus dispuser, minhas últimas palavras sejam aquelas que eu repeti muitas vezes, apropriando-me das palavras de São Pedro: ‘Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu Te amo’. Não sendo capaz de pronunciá-las, espero que minha morte seja uma eloquente afirmação deste meu desejo – um amor apaixonado por Jesus Cristo”.
A foto que escolhemos para ilustrar essa singela homenagem que fazemos in memoriam de Dom Arnaldo, retrata seu último encontro com o Santo Padre, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Com a mesma intenção, almejamos também recordar, com genuflexa devoção, os 10 anos da canonização de São João Paulo II, solenemente celebrada, em 27 de abril de 2014.

Pe. Neuber Johnny Teixeira
Curador do Museu Arquidiocesano Dom Arnaldo Ribeiro

 

 

Veja também:

Missionários da esperança entre os povos

Neste Ano Jubilar 2025 celebramos o 99º Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária de 2025, coordenada pela Pontifícia Obras Missionárias (POM), traz para reflexão o tema: “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco em sintonia com o Jubileu da Esperança, e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)