Na festa da padroeira paróquia lança filme sobre Santa Rosa de Viterbo

As festividades da padroeira Santa Rosa de Viterbo, pelo segundo ano consecutivo, trazem novidades para os fiéis. A história da santa que dá nome ao município que completa 111 anos neste ano, ganhou continuidade com uma nova produção cinematográfica. No dia 04 de setembro de 2021, às 20 horas, os fiéis poderão acompanhar o lançamento do “Auto da Padroeira: Atos de Amor de uma Menina Santa”, filme produzido pela Equipe de Encenação da Paróquia e que dá continuidade a narração da vida da santa lançado na festa da padroeira do ano passado e intitulado: “Auto da Padroeira – Memórias de Sá Chica – A história de Santa Rosa de Viterbo”. A exibição do filme acontecerá em um telão defronte à Igreja e também nas redes sociais da Paróquia (Facebook e Youtube) e Facebook da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Mesmo neste tempo de pandemia a Equipe de Encenação da Paróquia, que já produziu outros trabalhos artísticos e cinematográficos como o “Auto da Padroeira” e “Encenação da Paixão de Cristo” se reinventou e levou adiante as filmagens do “Auto da Padroeira: Atos de Amor de uma Menina Santa”, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, e gravando separadamente as cenas para evitar a aglomeração de pessoas. Algumas das filmagens tiveram como cenário lugares da região e o Mosteiro de Claraval (MG).

Filme

O filme “Auto da Padroeira: Atos de Amor de uma Menina Santa” apresenta o contexto histórico em duas partes. Na primeira explica os motivos da cidade e da paróquia levarem o nome de Santa Rosa de Viterbo. Momento este, interpretado pela personagem Sá Chica (Francisca de Paula Pimenta), senhora que viveu em terras santa-rosenses e ajudou na fundação da Paróquia de Santa Rosa de Viterbo, no final do século 19. Na segunda parte, o filme mergulha no tempo e na vida da padroeira do município de Santa Rosa de Viterbo no período do século XIII, época de conflitos, onde a pequena Santa Missionária, ainda menina, que morreu com apenas 18 anos de idade, pode pregar o amor, a caridade e a fé em Deus.

Auto da Padroeira

A Equipe de Encenação revela que narrar a história de Santa Rosa de Viterbo em formato de filme sempre foi um desejo da paróquia. A experiência da primeira gravação em 2020, ajudou a equipe a estar ainda mais preparada profissionalmente e espiritualmente, e todos os integrantes trabalharam fortemente a devoção pessoal a Santa Rosa de Viterbo. Um registro histórico importante indica que por muitos anos, a paróquia Santa Rosa de Viterbo foi a única no Brasil e a primeira na América Latina dedicada a santa italiana. Uma cópia do filme será enviada a Viterbo, na Itália, por intermédio do Padre Leandro Donizete Ramos, natura de Santa Rosa.

Festa da Padroeira

A programação da festa religiosa conta com a participação presencial dos fiéis nas celebrações do tríduo, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, nos dias 01, 02 e 03 de setembro, às 19h; e no dia 04 de setembro, festa da padroeira, às 11h, a procissão e carreata com saída da Praça Conde Francisco Matarazzo; e às 16h30, a missa solene, na Praça da Igreja Matriz.

Exibição do Filme

Filme: Auto da Padroeira: Atos de Amor de uma Menina Santa
Dia:
04 de setembro (Dia de Santa Rosa de Viterbo)
Horário: 20h

Transmissão: Facebook e Youtube da Paróquia Santa Rosa de Viterbo

Facebook: https://www.facebook.com/pascomsrv
Youtube:
@paroquiasantarosadeviterbo

Facebook: @arquidioceserp

Assista ao Trailler

 

Veja também:

Formação Missionária: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão

O Pilar da Ação Missionária e o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizam no dia 09 de outubro (sábado), às 9 horas, a Formação Missionária on-line: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão. O encontro tem como inspiração o versículo bíblico: “Como são belos sobre o montes, os pés do mensageiro que anuncia a boa nova” (Is 52, 7).