Neste ano, a Semana Nacional da Família será em sintonia com o 3º Ano Vocacional

“Família, fonte de vocações” é o tema escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a Semana Nacional da Família 2023, que ocorre de 13 a 19 de agosto. Mesmo tema do 13º Simpósio Nacional das Famílias, o mote está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano com a intenção de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país. Para conduzir as atividades dessa semana, é oferecido o subsídio Hora da Família.

Para o secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, é nas famílias que as vocações precisam ser trabalhadas: “cada família deve proporcionar para que seus membros descubram aquele chamado que Deus, no seu infinito amor, colocou no íntimo de cada coração e que é a única possibilidade de vida feliz. Quem não descobre sua vocação não terá um coração alegre e realizado!”.

Também o lema escolhido recorda o Ano Vocacional, sendo a mesma passagem bíblica do Evangelho de São Lucas: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Padre Crispim recorda que o tema do ano passado, “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, foi uma introdução daquilo que é proposto para ser vivenciado pela Pastoral Familiar, pelas comunidades, pelos grupos de movimentos e as famílias agora.

“É importante que as famílias se preocupem com a profissão de seus membros, mas antes, que se debrucem sobre a vontade de Deus para com cada pessoa na família. Proporcionar que, especialmente as crianças e os jovens, sintam o chamado de Deus, seja ao Matrimônio, ao Sacerdócio, à vida religiosa etc., o chamado foi Deus que fez, ninguém tem o direito de interferir nele, mas de facilitar sua descoberta”, sinaliza.

Durante a Semana Nacional da Família são promovidas diversas atividades em todo o país, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. A Pastoral Familiar oferece o subsídio Hora da Família Especial, com roteiros de encontros para cada dia da semana, além de uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais.

O material pode ser adquirido na loja virtual (lojacnpf.org.br) ou na versão digital, por meio do aplicativo Estante Pastoral Familiar.

Fonte: CNBB

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”