Nota da Pastoral Familiar no Dia do Nascituro 2025

Nota da Pastoral Familiar no Dia do Nascituro 2025

A Pastoral Familiar divulgou nesta quarta-feira, 8, uma nota em celebração ao Dia do Nascituro, com o tema “A vida é sempre um bem”. A data, segundo o texto, é uma oportunidade privilegiada para refletir sobre o valor e a dignidade da vida humana desde a concepção.

Na mensagem, a Pastoral recorda que, para os cristãos, a valorização da vida é um princípio fundamental, pois toda pessoa, desde o ventre materno, é portadora da dignidade sagrada criada por Deus. Citando o Salmo 139 , o texto ressalta que a vida é dom divino, inviolável e digno de respeito e proteção.

A nota também alerta para o desafio contemporâneo de proteger a vida diante de ameaças como o aborto, que, segundo o documento, “fere a dignidade e o valor da vida humana”. A Pastoral destaca que a defesa da vida nascente é uma missão urgente da Igreja, e convida as famílias a se tornarem ardentes defensoras da vida e da dignidade humana, especialmente dos mais vulneráveis e indefesos.

A Pastoral Familiar lembra que existem alternativas ao aborto, como a adoção e o apoio integral às mães em situação de vulnerabilidade. Ao final, a mensagem convida todos os fieis a renovarem o compromisso com a promoção da vida e a resistirem às pressões culturais que banalizam sua sacralidade.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

NOTA SOBRE O DIA DO NASCITURO

A vida é sempre um bem

O Dia do Nascituro, celebrado nesta quarta-feira (8), é uma oportunidade privilegiada para refletirmos sobre o valor e a dignidade da vida humana desde a concepção. Para nós, cristãos, a valorização da vida é um princípio fundamental, pois reconhecemos que toda pessoa, desde o ventre materno, é portadora da dignidade sagrada criada por Deus. O salmista nos recorda: “Foste tu que formaste meus rins e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te dou graças, pois fui plasmado de modo maravilhoso; admiráveis são as tuas obras, minha alma o reconhece plenamente” (Sl 139[138],13-14). Este mistério da criação revela que a vida é dom divino, inviolável e digno de respeito e proteção.

O aborto, ao contrário, fere a dignidade e o valor da vida humana. Por isso, a defesa da vida nascente é uma missão urgente da Igreja no mundo contemporâneo. Hoje e sempre, a Pastoral Familiar do Brasil, com todos os seus agentes, conclama as famílias a serem ardentes defensoras da vida e da dignidade humana, especialmente dos mais vulneráveis e indefesos.

Existem alternativas ao aborto, como a adoção e o apoio integral às mães. Como cristãos, somos chamados a defender a vida e a dignidade de cada ser humano, desde a concepção até a morte natural. Esse compromisso passa também pelo acolhimento concreto: oferecer amor, compaixão e recursos às mulheres e famílias em situação de dificuldade. Assim, podemos colaborar na construção de uma autêntica cultura da vida, que reconheça e valorize toda pessoa humana.

Neste Dia do Nascituro, somos convocados a renovar nosso compromisso com a promoção da vida, resistindo às pressões sociais e culturais que banalizam sua sacralidade. Como comunidade de fé, seguimos firmes na certeza da vitória da vida em Jesus Cristo, que nos chama a escolher sempre a luz e a esperança. Que possamos proclamar, com coragem e amor, que a vida humana é a mais preciosa dádiva de Deus, merecedora de proteção, cuidado e acolhimento desde seu início até seu fim natural.

Pastoral Familiar do Brasil

Fonte: CNBB

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar