Nova modalidade da Catequese Batismal entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023

Nova modalidade da Catequese Batismal entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023

Com a publicação da “Carta Pastoral sobre a Catequese Batismal – Edição Ampliada em setembro de 2022” (a primeira edição da Carta Pastoral havia sido promulgada em 24 de outubro de 2021), do arcebispo dom Moacir Silva, a partir de 1º de janeiro de 2023 entrou em vigor em todo o território da Arquidiocese de Ribeirão Preto, a nova modalidade de Catequese Batismal para o processo de preparação de pais e padrinhos.

Formação: De abril até agosto de 2022 foram realizados encontros formativos por foranias para a preparação dos agentes da Catequese Batismal para a nova modalidade, com a assessoria do padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador arquidiocesano de pastoral, dos padres Marcelo Luiz Machado e Severino Germano da Silva, assessores da Comissão Animação Bíblico-Catequética, e a participação em alguns dos encontros do arcebispo dom Moacir Silva. Ao todo os encontros formativos envolveram a participação de 88 paróquias, de um total de 92, e a formação de 463 catequistas. “Durante o ano de 2022 as paróquias tiveram a missão de preparar os agentes paroquiais para esta nova modalidade da Catequese Batismal inspirada no subsídio: ‘Catequese Batismal: Itinerário de Inspiração Catecumenal para Preparação de Pais e Padrinhos para o Batismo de Crianças’, publicação das Edições CNBB”, destacou padre Luís Gustavo.

Subsídio: A nova modalidade de preparação de pais e padrinhos tem como referência o subsídio “Catequese Batismal: Itinerário de Inspiração Catecumenal para Preparação de Pais e Padrinhos para o Batismo de Crianças”, publicação das Edições CNBB. De acordo com as disposições da carta pastoral cada paróquia organizará os encontros de preparação, que deverão ser no mínimo três, realizados separadamente, e com intervalo de ao menos uma semana entre um e outro. Outro ponto importante é que o certificado da Catequese Batismal é válido para um determinado batismo, e nenhum batismo pode ser conferido sem a Catequese Batismal no território arquidiocesano, a não ser em casos de batismo de urgência.

Acesse aqui a Carta Pastoral (atualizada em setembro de 2022)

Veja também:

Inscrições para o Curso Estudos Bíblicos 2023

A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto retoma as atividades formativas do “Curso Estudos Bíblicos” com a abertura de novas turmas para este ano de 2023. O curso conta com 12 módulos e tem a duração de três anos (março/junho e agosto/novembro).