Novo episódio do Projeto Teologia em Missão discute o tema “Diáconos e presbíteros em uma Igreja sinodal”

Novo episódio do Projeto Teologia em Missão discute o tema “Diáconos e presbíteros em uma Igreja sinodal”

Cearp participa do “Projeto Teologia em Missão”

O Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), instituição educacional pertencente a Arquidiocese de Ribeirão Preto e afiliada a Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP), integra o Projeto Teologia em Missão, uma série de vídeos e lives, como explica o Padre Boris Augustin Nef Ulloa, – Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP): “o objetivo é explicar, informar, refletir sobre o Sínodo dos Bispos convocado pelo Santo Padre o Papa Francisco com o tema ‘Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão’”.

Episódio 24: Diáconos e presbíteros em uma Igreja sinodal

Neste novo vídeo do canal “Teologia em missão”, o Pe. Círio Alessandro Jacinto, diretor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto/ SP (CEARP) e o Diác. Francisco Pereira Alves Neto da Arquidiocese de Ribeirão Preto/ SP refletem sobre o papel do ministério dos presbíteros e dos diáconos na Igreja sinodal, além dos grandes desafios para sua formação. É fundamental destacar que ambos os ministérios nascem do próprio Jesus Cristo e têm como missão o anúncio do Reino de Deus, realizado por ele próprio em suas palavras e gestos. Nesse sentido, o ministério presbiteral e o ministério diaconal em uma Igreja sinodal não podem se restringir ao serviço da Liturgia, embora seja central; presbíteros e diáconos são chamados ao anúncio da Palavra e à vida na caridade, especialmente à atenção e ao cuidado para com empobrecidos.

Confira o episódio:


Fonte:
https://www.youtube.com/@TeologiaEmMissaoOficial

Veja também:

Comunicado Oficial dos Atos do Governo Arquidiocesano: 11.06.2024

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto torna pública as determinações de Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, em 11 de junho de 2024: Instalação da Paróquia São José, em Serrana, e Posse Canônica do Primeiro Pároco

A Adoração Eucarística

Estamos avançando no Ano da Oração em preparação ao Jubileu 2025. Neste mês queremos olhar mais de perto a Adoração Eucarística. Estar na Presença do Senhor!