Novo Vigário Geral da Arquidiocese de Ribeirão Preto

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto tornou pública as determinações de Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, em 29 de dezembro de 2023, que nomeou o padre Antônio Elcio de Souza para o ofício de Vigário Geral. O Vigário Geral, de acordo com o Direito Canônico, colabora com o bispo na administração diocesana no exercício do “poder executivo que pertence por direito ao Bispo diocesano, a fim de executar todos os atos administrativos, excetuados os que o Bispo se tiver reservado ou que por direito requeiram mandato especial do Bispo” (Cân. 479).

Padre Antônio Elcio de Souza (Pitico): Nasceu em 07 de junho de 1977, em Brodowski, filho de Joaquim Antônio de Souza e Clarice Siena de Souza. Ingressou no Seminário Menor São José, em Ribeirão Preto, para cursar o colegial (ensino médio) de 1992 a 1994, sendo o primeiro sacerdote a ser ordenado do Seminário São José. Em 1995 seguiu para o Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, onde cursou a Filosofia (1995-1997) e a Teologia (1998-2001), ambos no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp). Foi ordenado presbítero em 21 de abril de 2002, por dom Arnaldo Ribeiro, no Ginásio Elba de Pádua Lima (Cava do Bosque), em Ribeirão Preto. Na Arquidiocese exerce atualmente a função de Reitor do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, e de professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp) e no Curso de Teologia para Leigos. Também é membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral. Antes de assumir a reitoria do seminário exerceu o ministério presbiteral nas paróquias: Vigário da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Brodowski) e Administrador Paroquial das paróquias Santa Rita de Cássia (Cássia dos Coqueiros) e Santa Cruz (Santa Cruz das Esperança).

Formação: Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Dom Miele (2001), Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2006) e Especialização para Formadores de Seminários e Casas de Formação (Faculdade Dehoniana). Atualmente é professor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, do Curso de Teologia para Leigos, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto e membro da ASLI (Associação dos liturgistas do Brasil). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia e Sociologia com ênfase em Teologia Espiritual, Patrologia, Liturgia e Introdução à filosofia.

Veja também: