Padre Luciano toma posse como novo pároco de Santo Antônio da Alegria

O padre Luciano Roberto Camargo foi empossado canonicamente, como novo pároco da centenária paróquia Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio da Alegria, no dia 21 de dezembro, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva e concelebrada por alguns padres da arquidiocese, e a presença de diácono, seminaristas, autoridades civis e militares, e paroquianos. Padre Luciano assume a paróquia após retornar de estudos de pós-graduação no Canadá. Ele substitui o padre Círio Alessandro Jacinto, pároco no período de 2019-2021. A celebração também foi transmitida pela equipe paroquial da Pastoral da Comunicação na página do Facebook da paróquia.

Rito de Posse – Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou ao Chanceler do Arcebispado, Padre Samuel Matias, a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Luciano fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Luciano renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Luciano prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Homilia

Em um dos trechos da homilia Dom Moacir recordou pontos importantes a serem valorizados e cultivados na missão do pároco junto a comunidade paroquial. O arcebispo citou as atribuições da missão do pároco, entre elas, o dever de ensinar (pregar a Palavra de Deus), governar e santificar o Povo de Deus; e recomendou aos paroquianos o compromisso de zelar pela amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

Acolhida da Comunidade Paroquial

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco: “A nossa paróquia hoje está em festa pela posse do novo pároco, o padre Luciano Roberto Camargo. Padre Luciano o salmo 88, versículo 21 diz: ‘A minha mão o sustentará e o meu braço o fará forte’, confiante nesta promessa de Deus queremos acolhê-lo. Seja bem-vindo ao nosso meio, a nossa paróquia. Damos graças a Deus que o escolheu e o ungiu e agora enviou para conduzir esta paróquia. Estamos aqui em sinal de comunhão e compromisso de caminharmos juntos para que a chama da fé e o amor que gera vida jamais desapareça nessa paróquia, que não nos falte coragem para os trabalhos, como diz o Papa Francisco: ‘precisamos diariamente trabalhar no campo, lá onde vive o povo de Deus, pois a missão se faz no corpo a corpo’. Que o Espírito Santo conduza pastor e ovelhas na construção do reino. Que a Mãe Aparecida rogue por nós, que ampare Padre Luciano e todos os nossos sacerdotes, cristãos leigos e leigas para que assumam sua missão sendo Igreja no coração do mundo”, expressou a mensagem da comunidade paroquial.

Agradecimento

Nos agradecimentos, o novo pároco manifestou a alegria de assumir o ofício de pároco e o compromisso de caminhar junto com a comunidade paroquial. “Quero agradecer a Deus, ao Espírito Santo, que através de nosso arcebispo Dom Moacir, e do meu ‘sim’, tal qual da Virgem Maria, Deus então me conduz aonde o pastor é necessário. Então aqui junto ao povo alegrense, nesta terra onde temos a alegria, nesta terra onde desde quando eu cheguei tenho recebido tantos gestos de carinho e acolhida. Quero agradecer a Deus, ao arcebispo pela escolha para eu estar aqui junto de vocês para que possamos caminharmos juntos, não para interromper tudo o que foi construído até aqui, nós vamos continuar a caminhada renovando as nossas forças, o ânimo, nos colocando sempre diante desta disposição do Espírito Santo para juntos trabalharmos e servirmos a Deus e aos irmãos e irmãs”, agradeceu padre Luciano.

Fotos: @paroquiasantoantoniodaalegria

 

Veja também:

Paróquias realizam neste final de semana a Coleta da Campanha para a Evangelização 2022

A Campanha para a Evangelização (CE) 2022 tem como tema “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. A iniciativa busca mobilizar os católicos para a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja e tem como ponto alto a coleta realizada nas comunidades paroquiais, no 3º Domingo do Advento, este ano, nos dias 10 e 11 de dezembro.