Padre Luís Felipe toma posse na paróquia Santa Luzia em Luiz Antônio

Padre Luís Felipe toma posse na paróquia Santa Luzia em Luiz Antônio

O padre Luís Felipe Rodrigues da Silva foi empossado canonicamente, como novo pároco da paróquia Santa Luzia, em Luiz Antônio, no dia 30 de outubro de 2023, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada por padres da arquidiocese, e a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos. Ele substitui o padre Antônio Carlos Roberto da Paz (Padre Tom), que após 27 anos de exercício do ministério presbiteral em Luiz Antônio deixa a paróquia para seguir novos projetos. Padre Luís Felipe, antes da nomeação de pároco, em 19 de outubro, exerceu o ministério presbiteral na Comunidade Eclesial Missionária Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Jardim Cristo Redentor / Parque das Oliveiras) em Ribeirão Preto, de 20 de outubro de 2019 até 06 de abril de 2022; e como Vigário Paroquial da paróquia São Lourenço, em Pontal, no período de 07 de abril de 2022 até 29 de novembro de 2023. Atualmente padre Luís Felipe é o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Familiar e responsável pela Casa Presbiteral São Padre Pio.

Ao assumir uma nova missão paroquial, padre Luís Felipe comenta as expectativas e os desafios da evangelização. “As expectativas são as melhores possíveis, mesmo com os desafios da pastoral dos nossos dias, na confiança de que a Igreja é Cristo e sou apenas instrumento Dele. Afinal chego para somar, respeitando a história da comunidade, mas também para fazer com que a evangelização flua conforme a necessidade e também segundo a vontade de Deus que tudo sabe e tudo guia, pois se faz necessário sempre avançar para águas mais profundas. Os desafios são os de toda a Igreja e também da maior parte das paróquias, porém, ressalto que na cidade somos a única paróquia, logo a Igreja católica é viva ou ‘morta’ por meio de nós, logo a missão de evangelizar recai somente sobre nós e aí é preciso estarmos abertos, dispostos e unidos ao Senhor para caminhar e não estacionar, ir sem medo”, comentou o pároco.

Para o padre Luís Felipe são inúmeros os projetos e as necessidades a serem efetivadas ao longo da caminhada pastoral e evangelizadora na nova paróquia. “Vejo questões que precisamos levar adiante: a construção de nosso centro pastoral-catequético, para melhor atender e acolher nossos catequizandos e demais paroquianos na secretaria, atendimentos, confissões e reuniões pastorais e também a construção de novas igrejas, devido ao crescimento da população e dos bairros da cidade. Uma atenção com a juventude, afinal são o presente e o futuro da Igreja, por isso é importante sabermos ousar, convidar e acolher os jovens como parte integrante de nossa comunidade e não como meros figurantes. E também com as famílias, de alguma maneira propor momentos de espiritualidade e missão para fazer com que todos se sintam chamados a participar e se sentirem atraídos por Jesus e pela Igreja. Mostrar a força e a vida da Igreja católica em nossa cidade”, comentou padre Luís.

De acordo com o novo pároco a missão e a evangelização precisam estar unidas e integradas sempre em comunhão com a comunidade paroquial. “Acima de tudo confiante na ação de Deus e na sua providência, destaco a necessidade da espiritualidade como fonte de toda a ação pastoral, para que seja ação de Deus em nós e não um ‘fazer por fazer’ ou para ‘cumprir tabela’ numa ação desconexa ou cairmos num ativismo estéril ou numa paralisia asfixiante. A pastoral se faz na oração, no discernimento das necessidades, do que Deus e seu povo pedem a nós, e no compromisso nosso, pároco e fiéis, de unidos sermos uma Igreja alegre, criativa, empenhada, acolhedora e missionária, ou melhor, que de fato continue a missão de Jesus no nosso tempo”, explicou padre Luís.

Como mensagem aos paroquianos padre Luís Felipe disse: “Aos amados filhos, paroquianos de Santa Luzia, chego feliz e disposto, e deixo a mensagem de que Deus está conosco e conta com a gente para sermos em nosso tempo extensão de suas mãos, de seus olhos, de sua boca, pés e coração em nossa cidade de Luiz Antônio. E assim sempre unidos, com coragem, amor, fé e esperança prosseguirmos no caminho do Evangelho. Que Santa Luzia nossa padroeira nos proteja e guie! Deus os abençoe!”

@paroquiasantaluzia.la

Veja também: