Padres e diáconos presentes no último encontro geral do Clero de 2025

Em 15 de outubro, Memória de Santa Teresa de Jesus, na Casa Dom Luís, em Brodowski, aconteceu o último Encontro Geral do Clero de 2025 da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Padres Diocesanos, Religiosos, Diáconos Permanentes, e Diáconos da Síntese Vocacional, se encontraram no auditório sob a presidência do arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva, às 8h30. Após a oração inicial da Liturgia das Horas, conduzida pela Pastoral Presbiteral, dom Moacir acolheu e saudou os participantes, e fez a leitura dos números 103 a 105, “Ministérios Ordenados”, do Instrumentum Laboris das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2025, preparado em vista das novas Diretrizes da CNBB, a serem aprovadas em 2026. Na sequência, o padre Ivonei Adriani Burtia, Representante dos Presbíteros, conduziu a pauta do encontro e apresentou a programação e a dinâmica dos trabalhos em estilo sinodal. Os temas da pauta incluíram: Leitura da Ata da reunião anterior, Palavra do Arcebispo, Chancelaria, Economato, Pastoral Presbiteral, 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, e Comunicados Pastorais.

Palavra do Arcebispo

O arcebispo Dom Moacir recordou uma série de temas importantes para a vida litúrgica e pastoral da Arquidiocese. Dom Moacir reforçou algumas orientações nos seguintes âmbitos: na liturgia, o arcebispo orientou a respeito do silêncio no momento do Ato Penitencial, e indicou seguir as fórmulas e a observância nos números 51 e 52, do Capítulo II: Estrutura, Elementos e Partes da Missa, da Terceira Edição Típica do Missal Romano; outro assunto foi a aplicação das orientações na questão da missão, função e postura do leitor nas celebrações litúrgicas, trabalhadas nas formações da Comissão Arquidiocesana de Liturgia ocorridas durante este ano nas foranias. Dom Moacir ainda pediu aos padres um cuidado e atenção com o Ministério do Salmista nas comunidades paroquiais. E, por último, nas orientações litúrgicas, o arcebispo reiterou, a partir a observância das disposições para a comunhão sob as duas espécies, nos números 281 a 287, do Capítulo II: Estrutura, Elementos e Partes da Missa, da Terceira Edição Típica do Missal Romano, especificamente o número 287, que prescreve o recebimento da comunhão sob as duas espécies na boca.

Dom Moacir pediu a colaboração dos padres no acompanhamento da confecção dos crachás dos crismandos pelas equipes da catequese para a celebração do Sacramento do Crisma. A escrita do nome precisa estar em uma fonte legível e num tamanho que facilite a leitura. E, antes de finalizar, o arcebispo pediu aos padres a organização dos mutirões de confissão no Tempo do Advento e Natal, e informou a reserva de algumas datas para as Visitas Pastorais 2026.

Pastoral do Dízimo

O coordenador arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, padre Sergio Donizeti Carmona, apresentou uma retrospectiva das ações do trabalho de implementação da Pastoral do Dízimo no primeiro semestre deste ano, especialmente a realização da Semana Arquidiocesana do Dízimo, no mês de maio, em suas diversas abrangências: clero, foranias, paróquias, conselhos, secretários paroquiais e equipe arquidiocesana, tendo a assessoria de Aristides Madureira, da Editora Partilha. Padre Sergio expôs a proposta de continuidade das ações de implantação da pastoral em 2026, e exibiu um vídeo do assessor Aristides explicando os novos passos da proposta: uma formação arquidiocesana de 30 aulas no formato on-line, e a realização da Semana Arquidiocesana do Dízimo em 2026. Após consulta ao clero houve a definição da continuidade do projeto de implantação arquidiocesana da Pastoral do Dízimo.

Jubileu 2025

Os eventos jubilares de outubro até dezembro foram apresentados pelo coordenador da Comissão Especial do Jubileu Ordinário 2025, padre Sergio Carmona. Conforme a programação jubilar arquidiocesana as próximas celebrações ocorrerão nas seguintes datas: 19 de outubro: Jubileu dos Jovens e Dia Nacional da Juventude, em Cajuru; 19 de novembro: Jubileu dos Pobres, na Casa Santa Dulce, em Ribeirão Preto; Jubileu dos Presos e Encarcerados (Pastoral Carcerária), em 30 de outubro, na Penitenciária de Serra Azul; e 11 de novembro, no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Pontal. O encerramento do Ano Jubilar será em 28 de dezembro, Festa da Sagrada Família, às 9h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto.

Chancelaria

O Chanceler do Arcebispado, padre Samuel Matias, fez diversos esclarecimentos e orientações referentes aos temas ilustrados pelos cânones do Código de Direito Canônico: Delegação para assistir ao Matrimônio; Uso de Ordem para Diáconos Permanentes e Sacerdotes; Sacerdotes e Diáconos Provisionados; Provisão Canônica de Vigário Paroquial; Processo Matrimonial: Exame de Noivos, Juramento dos Noivos, Matrimônios Mistos, Impedimento de Disparidade de Culto, Publicações Matrimoniais (Proclamas) e Determinações do Modo e Prazo das Publicações Matrimoniais.

Economato: O Ecônomo do Arcebispado, padre Pedro Luís Schiavinato, trouxe o tema “Gestão Patrimonial Paroquial”, e solicitou aos padres o cadastramento dos bens móveis paroquiais no Módulo Patrimônio do Sistema Eclesial. O ecônomo ainda falou das mudanças trazidas pela Reforma Tributária 2027, e que diz respeito a nova tratativa da emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico (NFC-e) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). De acordo com padre Pedro “as vendas que tem como consumidor final a pessoa jurídica, identificada pelo CNPJ, deve ser emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) modelo 55”.

16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto avança na preparação da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a ser realizada em 15 de novembro, das 8h às 16h, no Seminário Maria Imaculada, em Brodowski. Os integrantes da Comissão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, Vanessa Ribeiro Piantino e Diácono William Peterson Andrade, coordenaram a atividade guiada pela metodologia da Conversação Espiritual. Em nove grupos, os padres e diáconos, receberam o texto com alguns números do Documento Final do Sínodo (2021-2024) e do Instrumentum Laboris das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2025, e desenvolveram os passos da conversação Espiritual a partir da questão norteadora: “Quais os maiores impedimentos/empecilhos para que os Conselhos, ambiente profícuo para a sinodalidade, encontram para se desenvolverem como tal?”

Encerramento: O último assunto do encontro foram os diversos comunicados pastorais. Com gratidão, dom Moacir, após a oração e bênção, entregou uma lembrança aos padres e diáconos: a Agenda Arquidiocesana 2026 e o Livreto de Aniversários 2026.

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar