Palavra de Deus é destaque na 83ª edição da Assembleia dos Bispos

A segunda conferência do encontro on-line tratou a animação bíblica da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias pelo padre diretor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dom Milton Kenan Júnior ressaltou que a Sagrada Escritura “é um dos eixos centrais de todo processo de iniciação à vida cristã”.

Na tarde do dia 9 de junho, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continua sua 83ª Assembleia dos Bispos com a perspectiva missionária a partir de uma reflexão bíblica. O segundo período do encontro on-line foi marcado pela assessoria do Prof. Dr. Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, diretor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A conferência inicial apresentou o Documento de Estudo lançado pela 58ª Assembleia Geral (AG) da CNBB, ocorrida também de forma digital entre os últimos dias 12 e 16 de abril.

À luz do texto proposto, o assessor fez um percurso da Palavra de Deus, passando pelo Antigo Testamento, evidenciando o cume da revelação divina em Jesus, e elencando a dimensão missionária pedida por Cristo e assumida pela Igreja.

“Semear a Palavra com abundância é missão de todos os batizados”, indicou o professor ao motivar a elaboração de comissões nas dioceses para gerar a animação bíblica da pastoral, como sugerido pela AG, para as comunidades eclesiais missionárias.

Para Dom Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos e referencial para a Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1, a reflexão do Pe. Boris “confirma o caminho percorrido” pela equipe estadual e motiva as arquidioceses e dioceses no esforço da valorização da Palavra de Deus nas comunidades missionárias, pois “a Palavra de Deus é um dos eixos centrais de todo processo de iniciação à vida cristã”.

TRABALHOS

O segundo período da 83ª Assembleia dos Bispos, que segue até o dia 10 de junho, contou ainda com a apresentação do relatório financeiro do Regional e a apresentação da 6ª Semana Social Brasileira (SSB), que também será divulgada. Confira, abaixo, algumas imagens das conferências.

Fonte: CNBB Regional Sul 1

Veja também:

Pastoral da Sobriedade realiza a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

Começa no sábado, 19 de junho, e vai até a terça-feira, 29 de junho, a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, com o tema “Para que todos tenham vida”. Organizada pela Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Ribeirão Preto a semana contará com atividades celebrativas, palestras, roda de conversa, e por motivo da pandemia, toda programação será transmitida na página do Facebook da Arquidiocese de Ribeirão Preto

Reze o Rosário com os membros do Apostolado da Oração

Neste mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os membros do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Rede Mundial de Oração do Papa), com a impossibilidade de se reunirem presencialmente devido a pandemia, buscaram se reinventar e gravaram a recitação do Rosário.

Formação para Catequistas – FORANIAS

A Equipe Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética promove no dia 17 de junho (quinta-feira), às 20 horas, a formação para os Catequistas das paróquias das Foranias Santo Antônio, Bom Jesus da Lapa e Cristo Operário. O tema será “O mundo digital e Catequese à Luz do Espírito Santo” com base no Diretório para Catequese.