Papa Francisco cria a Diocese de Jaú e nomeia o primeiro bispo

Papa Francisco cria a Diocese de Jaú e nomeia o primeiro bispo

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco em erigir uma nova Igreja Particular no país, chegando ao número de 280 circunscrições eclesiásticas, sendo 220 dioceses. Nesta quarta-feira, 26 de junho, foi criada a diocese de Jaú, no Estado de São Paulo, com território desmembrado da diocese de São Carlos. No mesmo ato, dom Francisco Carlos da Silva, atual bispo de Lins (SP), foi nomeado o primeiro bispo de Jaú.

Primeiro bispo diocesano de Jaú

Nascido aos 30 de setembro de 1955, em Tabatinga (SP), dom Francisco Carlos foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1982. Em 19 de setembro de 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de novembro daquele ano.

Nesse período, foi suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da então Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Em 30 de setembro de 2015, dom Francisco foi nomeado bispo de Lins, em São Paulo. A posse como 8º bispo diocesano de Lins foi realizada no dia 27 de novembro de 2015.

Confira a Mensagem da Presidência do Regional Sul 1 da CNBB por ocasião da criação da Diocese de Jaú e pela nomeação de seu primeiro bispo diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva, realizadas na manhã de hoje, dia 26, pelo Papa Francisco!

Criação e Saudação

A presidência do Regional Sul 1 da CNBB saúda o povo de Deus da Diocese de Jaú, criada hoje pelo Papa Francisco!

Ao primeiro bispo, Dom Francisco Carlos da Silva, aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, e todos os fiéis, o desejo de comunhão do nosso Regional a fim de favorecermos a evangelização nas 15 cidades que integram o território diocesano.

Fonte: CNBB e CNBB Sul 1

Veja também: