Papa pede apoio da sociedade aos profissionais de saúde

(Cidade do Vaticano, 5 de abril de 2022) – O Vídeo de abril do Papa acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o Papa Francisco confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre aborda a situação dos serviços de saúde em diferentes países e pede que o empenho dos profissionais de saúde em cuidar dos doentes e idosos, especialmente nos países mais pobres, seja apoiado pelos governos e comunidades locais.

O estresse da pandemia

O contexto da pandemia mostrou as deficiências dos sistemas de saúde e a desigualdade de acesso a tratamentos adequados. Na sua mensagem para a intenção de oração de abril, Papa Francisco observou: “Esta pandemia também mostrou que nem todos têm acesso a um bom sistema público de saúde. Os países mais pobres, os países mais vulneráveis, não têm acesso ao tratamento necessário para tratar as muitas e variadas doenças de que continuam a sofrer. De acordo com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) “Health Overview 2021”, o mau estado do sistema de saúde tem tido um impacto nos cuidados recebidos pelos doentes. Entre os diferentes fatores, a falta de profissionais de saúde tem sido mais limitativa do que o número de leitos hospitalares ou equipamento técnico.

O enorme trabalho em todo o mundo

Em um contexto tão difícil, que exacerbou as emergências existentes, a dedicação dos profissionais de saúde em vários projetos em todo o mundo, como ilustrado pelas imagens deste Vídeo do Papa, desempenhou um papel decisivo: as campanhas “A Vaccine for Us” e “Mothers and Children First” da CUAMM – Médicos com África; o projeto da AVSI no Uganda para levar mulheres grávidas ao hospital; o trabalho, em vários países, da Ordem Hospitalar de São João de Deus (Fatebenefratelli); o trabalho dos Ministros dos Doentes de São Camilo na Tailândia e dos Religiosos Camilianos no Brasil; as estruturas sanitárias no Bangladesh e no Peru do COE, Apurimac ETS e a Comunidade Missionária de Villaregia, organizações membros da FOCSIV. Deve ser feita uma menção especial ao trabalho do Dr. Erik Jennings Simões – também apresentado neste vídeo – que há vinte anos tem vindo ajudar os povos indígenas da floresta amazônica brasileira, onde criou o primeiro serviço de neurocirurgia.

Um apelo aos governos

No entanto, este esforço excessivo não pode ser a solução para garantir que todos possam ter cuidados de saúde adequados. “Apelo aos governos de todos os países do mundo para que não esqueçam que bons cuidados de saúde, acessíveis a todos, são uma prioridade”, disse Francisco. Se isto não aconteceu até agora, acrescentou, é também devido à “má gestão de recursos” e à “falta de compromisso político sério”.

O Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou sobre esta intenção: “O Papa Francisco está sempre muito atento às pessoas, aos doentes, aos idosos, aos mais vulneráveis. Este pedido de oração, para todo o mês de abril, é dedicado aos profissionais de saúde que cuidam deles. Estão atravessando situações de crise e muitas vezes sem apoio adequado, particularmente em países com menos recursos. A pandemia demonstrou que o sistema de saúde e os profissionais de saúde são essenciais para a sociedade. O Papa apela a mais recursos para os apoiar, particularmente em países com um sistema de saúde frágil, caso contrário seremos confrontados com “outras pandemias”. Confiemos esta intenção de oração ao Senhor e atuemos neste sentido”.

Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/

Veja também:

Episcopado paulista participa de últimos compromissos da Visita Ad Limina

Com encontros no Dicástério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e na Secretaria de Estado da Santa Sé, bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparam para concluir agenda em Roma que teve início na última segunda-feira, dia 26. Ainda hoje, eles celebram Missa e têm reunião com a diretoria do Colégio Pio Brasileiro.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.