Paróquia Santa Teresinha acolheu a concentração forânea da forania Cristo Operário e Santo Antônio

A paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Vila Tamandaré, em Ribeirão Preto, sediou a “Concentração Forânea da Forania Cristo Operário e Santo Antônio”, em 11 de junho, por ocasião das celebrações dos 10 anos de pastoreio de Dom Moacir Silva na Arquidiocese e reflexão preparatória da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Na ocasião participaram os padres, diáconos, seminaristas, e representantes paroquiais das paróquias: Basílica Menor Santo Antônio de Pádua, Cristo Rei, Nossa Senhora de Nazaré, São Francisco de Assis, São Paulo Apóstolo, Cristo Ressuscitado, Santa Teresinha do Menino Jesus, Reitoria Santo Antônio, Pão dos Pobres, Cristo Operário e São Judas Tadeu, São João Bosco, São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora das Graças.

A concentração começou na quadra anexa ao complexo paroquial, local onde os participantes se concentraram para acolher o arcebispo dom Moacir e fazer a entronização e acolhida das imagens dos santos padroeiros e padroeiras das paróquias da forania. Em seguida seguiram em uma curta procissão até a Igreja para o início da celebração eucarística.

Na introdução da homilia, o arcebispo falou da continuidade das concentrações forâneas, das proximidades do bispo com as diversas instâncias da forania, e da Palavra de Deus do 10º Domingo do Tempo Comum. “Queridos irmãos, queridas irmãs, que bom estarmos reunidos em torno do altar do Senhor realizando o ato mais importante do nosso domingo, rezando juntos a Eucaristia. Rezar juntos a Eucaristia é o melhor meio que nós temos em nossas mãos para crescer em comunhão e unidade. Continuamos a nossa peregrinação pelas foranias, e hoje é vez da vossa forania. E é sempre para o bispo uma oportunidade de proximidade: proximidade com os padres e diáconos, proximidade com o povo santo de Deus. Tal proximidade é algo fundamental na vida e na missão do bispo. A Palavra de Deus neste domingo repete com alguma insistência que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício. A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não são os atos externos e cultos ou declarações de boas intenções, mas sim uma atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamado, à sua proposta de salvação”, destacou dom Moacir.
Agradecimento: O vigário forâneo, padre Mateus Martins, dirigiu os agradecimentos em nome da forania Cristo Operário e Santo Antônio: “Dom Moacir nós temos a alegria de recebe-lo em nossa forania Cristo Operário e Santo Antônio, aonde está o bispo aí está a Igreja, o senhor é este sinal para nós, que nos aponta para a caminhada com o Cristo, enquanto céus, enquanto família forânea, que quer seguir Jesus e como Mateus se levantar todos os dias e servir a Cristo. Muita alegria a nossa em acolhê-lo e tê-lo em nossa presença, e que Deus possa continuar a abençoar o seu pastoreio, a sua caminhada à frente de nossa Arquidiocese que esse ano comemora os dez anos e com alegria nós também queremos todos os dias poder seguir a vossa voz como nosso pastor”, agradeceu padre Mateus.

Estou Convosco: Após a missa e o momento de convivência, os participantes retornaram a Igreja para participar da transmissão ao vivo pela página do facebook do programa Estou Convosco, espaço para reflexão do Evangelho dominical, e também das reflexões dos temas referentes a Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Foranias: No ano de 2022, após a aprovação do Conselho Presbiteral e anuência do arcebispo dom Moacir Silva, houve uma readequação e redefinição da composição das foranias, e um remanejamento de paróquias das foranias Bom Jesus da Lapa, Santo Antônio e Cristo Operário. A proposta levou a fusão das foranias Cristo Operário e Santo Antônio. Recordamos que em 2013, o arcebispo dom Moacir Silva, visitou as foranias Santo Antônio e Cristo Operário, sendo acolhido, em 4 de agosto, pela forania Cristo Operário, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dercy Célia Seixas Ferrari, no Jardim Juliana, em Ribeirão Preto. E, em 27 de outubro, na paróquia Santo Antônio de Pádua (forania Santo Antônio), nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.

Veja também: