No 2º Domingo da Páscoa, Domingo da Divina Misericórdia, 16 de abril, as paróquias da forania Santo Antônio Maria Claret, se reuniram na paróquia São Pedro Apóstolo, no Ipiranga, em Ribeirão Preto, para a terceira Concentração Forânea, que marca as celebrações dos dez anos de pastoreio de dom Moacir Silva na Arquidiocese e colabora na preparação da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Há dez anos, em 13 de outubro de 2013, dom Moacir visitou a forania, sendo acolhido na paróquia Santo Antônio Maria Claret e Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, na Vila Recreio, em Ribeirão Preto.
A concentração forânea na paróquia São Pedro reuniu os padres, diáconos, seminaristas, e representantes paroquiais das paróquias da forania: Santo Antônio Maria Claret e Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, Espírito Santo, Sagrado Coração de Jesus, São Benedito, São Judas Tadeu, São Pedro Apóstolo, Santo Estevão, Nossa Senhora dos Anjos e Santa Edwiges, Quase Paróquia Santa Rita de Cássia e Comunidade Eclesial Missionária Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
O padre Leandro Carlos dos Santos Pupin, vigário forâneo e pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, acolheu os participantes, e antes do início da missa, dirigiu algumas palavras a assembleia. “É uma alegria da paróquia São Pedro acolher a forania Santo Antônio Maria Claret num momento importante para todos nós. Nas alegrias pascais nós temos aqui a chance deste encontro representativo. Todos e cada um de nós representamos serviços, missões, pastorais, movimentos, e que agora possamos celebrar ao redor de nosso arcebispo, com nosso clero da forania, a nossa vida de fé sinodal a caminho sempre”, falou padre Leandro.
Na homilia o arcebispo fez referência a realização da peregrinação às foranias e da oportunidade de estar junto aos fiéis presentes nas paróquias da arquidiocese. “Queridos irmãos, queridas irmãs, prosseguindo a peregrinação pelas nossas foranias, hoje então é a vez da forania Santo Antônio Maria Claret, por isso estamos aqui reunidos nesta Igreja de São Pedro, que foi a primeira Igreja que eu dediquei nesta Arquidiocese, assim que cheguei em 2013, em seguida celebramos a dedicação desta Igreja após uma reforma que foi realizada, por isto, estamos aqui reunidos em torno do altar do Senhor realizando o ato mais importante do nosso domingo, a nossa participação consciente, ativa e frutuosa na celebração da Eucaristia pelo qual Deus nosso Senhor é plenamente glorificado”, expressou dom Moacir.
Após a missa os participantes tiveram um momento de convivência, e durante o cafezinho puderam saborear um bolo de aniversário oferecido ao arcebispo como sinal da presença nestes dez anos de pastoreio na Arquidiocese. A concentração forânea terminou com a transmissão ao vivo do programa «Estou Convosco», momento de reflexão conduzido por dom Moacir e que refletiu os temas formativos para a Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral.