Paróquia São Simão inspirada na sinodalidade acolheu a Visita Pastoral

A paróquia São Simão Apóstolo, em São Simão, acolheu em 29 de setembro, a Visita Pastoral do Arcebispo Dom Moacir Silva. Com a inspiração no tema da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, o clima eclesial da preparação e da visita seguiu o caminho da oração, escuta, reflexão e celebração, e envolveu a colaboração do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (Caep), e também a participação das pastorais, movimentos, serviços e ministérios da comunidade paroquial.

A acolhida ao arcebispo aconteceu às 8h, quando os sinos da matriz anunciaram a chegada do prelado, e o pároco padre João Carlos Pedroza, junto com as crianças do Colégio Jesus, Maria e José, receberam e entregaram flores a Dom Moacir, e o acompanharam até o presbitério para a oração da Laudes na presença da comunidade orante. Terminada a oração os paroquianos tiveram a oportunidade de cumprimentar o arcebispo, um momento especial para a comunidade, e também para Dom Moacir, expresso pela sua alegria, simplicidade e proximidade.

Após o momento de oração na Igreja, o arcebispo foi acolhido na casa paroquial para o café da manhã, e na sequência da programação da visita pastoral, houve a visita a secretaria paroquial para a revisão dos livros e arquivos, orientados pelo Padre Pedro Luís Schiavinato, ecônomo do arcebispado, e na parte da tarde, pelo Padre Samuel Matias, chanceler do arcebispado. Dom Moacir com zelo, na casa paroquial conferiu os livros de tombo, e os livros de atas do CPP e CAEP. Às 12 horas, a partilha fraterna do almoço, oferta da simplicidade e alegria, vivida na presença à mesa do arcebispo, dos padres Pedro e Samuel, momento de alegria e fraternidade.

No período da tarde, padre João Carlos acompanhou Dom Moacir na visita ao Lar Vicentino, e lá foram acolhidos pelos membros da Sociedade São Vicente de Paulo, e conheceram as dependências do lar, os idosos residentes e as famílias assistidas pela obra caritativa. Dom Moacir encerrou a visita ao lar com a celebração da Unção dos Enfermos. Na continuidade a visita seguiu para o Colégio Jesus Maria (Instituto Jesus Maria José), sendo acolhidos com alegria pelo canto das crianças, e pela diretora Irmã Márcia Aparecida de Brito. Um momento emocionante e alegre marcou a visita ao colégio, quando da varanda do colégio na parte superior do prédio, junto com Dom Moacir e as Religiosas, as crianças no jardim cantaram o hino da Jornada da Juventude 2023. Depois, as religiosas nos acompanharam a sua residência onde foi servido o lanche, e ofereceram a Dom Moacir um presente e a gratidão pela visita.

A visita seguiu para o itinerário das comunidades (igrejas e capelas), primeiramente àquelas que tem sua Igreja própria: capelas de São Sebastião, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio de Pádua, sendo acolhidos pelo povo, que partilhou com Dom Moacir a realidade de cada comunidade, a alegria e os desafios da missão. Nas comunidades São Luiz Gonzaga, região dos Jardins São Luiz, Evangelina e João Furtado, e na comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, Jardim Claúdia Prado, fomos reunidos pelas famílias em suas casas.

Na igreja Matriz, às 19h30, a missa de encerramento da visita reuniu os paroquianos. Ponto alto da Visita Pastoral onde Dom Moacir com sabedoria e clareza nos colocou no coração deste momento, nos lembrando também “as proximidades” da vida sacerdotal no estilo de Deus, fazendo referência a teologia do sacerdócio: proximidade com Deus, ao bispo, entre os presbíteros e ao povo de Deus, podendo nos ajudar de forma prática, concreta e esperançosa a reavivar o dom e a fecundidade de nossa vocação! Após a missa, o padre Luís Gustavo, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, participou junto com o arcebispo, na sala de Santa Teresinha, da reunião conjunta do CPP e do CAEP, onde os coordenadores de pastorais, serviços e movimentos, de forma dinâmica, e iluminados pelo Evangelho de São João 15,1-5, partilharam um pouco dos trabalhos realizados.

Assim encerramos a visita pastoral! COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO! Essas três dimensões que estão relacionadas entre si, sendo pilares de uma Igreja Sinodal, permitindo a todos nós povo de Deus, caminhar juntos na força e no dinamismo do Espírito Santo.

Padre João Carlos Pedroza
Pároco da Paróquia São Simão Apóstolo

Colaboração – Fotos: Luciana Bimbati

Veja também:

Foranias elegem os novos Vigários Forâneos

Na Casa Dom Luís, em Brodowski, no dia 30 de novembro de 2023, foi realizada a Reunião Geral do Clero. Um dos temas da pauta da reunião foi a eleição dos novos Vigários Forâneos com início do mandato em 2024.

Ordenação Presbiteral na Arquidiocese de Ribeirão Preto

Os diáconos transitórios da Arquidiocese de Ribeirão Preto: Christian Aparecido Batista Ferreira, Leonardo Oliveira Silva e João Marcos da Silva Carvalho, convidam para a concelebração eucarística, presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na qual serão ordenados presbíteros para o serviço do Povo de Deus