Os dois primeiros meses do ano de 2022, janeiro e fevereiro, foram movimentados para as paróquias São Bento, em Cajuru; São João Batista e São Paulo Apóstolo, em Sertãozinho; Santa Luzia e Nossa Senhora do Jubileu: Mãe da Divina Graça, em Ribeirão Preto; e São Sebastião, em Batatais. As paróquias acolheram o arcebispo dom Moacir Silva para as missas com rito de posse canônica de seus novos párocos para atender as necessidades espirituais e pastorais do Povo de Deus.
Rito da Posse Canônica
Após a saudação inicial, o arcebispo solicita ao Chanceler do Arcebispado, ou a algum padre na sua ausência, a leitura do decreto de nomeação; em seguida, o novo pároco faz a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade segue-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebe das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclama o Evangelho, isto recorda que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o novo pároco renova as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entrega as chaves do sacrário e ambos se dirigem até a Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, novo pároco presta o juramento de fidelidade e o arcebispo o declara empossado.
Paróquia São Bento em Cajuru acolhe novo pároco

Com o falecimento do padre Adimilson Carreira, em 27 de outubro de 2021, a paróquia São Bento, em Cajuru, após as cerimônias exequiais, contou com a assistência espiritual do Vigário Paroquial, padre João Donizeti Gironi. O anúncio do novo pároco foi feito pelo arcebispo dom Moacir Silva, no dia 17 de novembro de 2021, durante a Reunião Geral do Clero, na Casa Dom Luís, em Brodowski, ao comunicar a transferência do padre Ivonei Adriani Burtia, pároco da paróquia São João Batista, em Sertãozinho, para o ofício de pároco da paróquia São Bento, em Cajuru. Sessenta e cinco dias após a nomeação, em 21 de janeiro de 2022, ocorreu a missa com o rito de posse canônica do padre Ivonei, presidida por dom Moacir, e com a presença de grande número de padres, diáconos, seminaristas, caravana de paroquianos de Sertãozinho e paroquianos de Cajuru.

Padre Alessandro toma posse como novo pároco da paróquia São João Batista

A paróquia São João Batista, em Sertãozinho, acolheu o seu novo pároco, o padre Alessandro Daniel Tenan, transferido da paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Preto, no dia 28 de janeiro, em missa com rito de posse canônica presidida por dom Moacir Silva. A celebração reuniu padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e paroquianos. Antes dos ritos finais, em dos trechos da mensagem de agradecimento, o padre Alessandro fez um pedido especial aos paroquianos. “Quero fazer um pedido especial aos meus novos paroquianos: o melhor presente para um padre é a presença do povo em suas orações, portanto, rezem por mim, para que juntos, ovelha e pastor, possamos cumprir a missão confiada a nós na vida dessa paróquia”, expressou o novo pároco.

Missa de posse canônica do Padre Márcio Luiz de Souza na paróquia da Vila Lobato
O padre Márcio Luiz de Souza foi empossado canonicamente, como novo pároco da paróquia Santa Luzia, na Vila Lobato, em Ribeirão Preto, no dia 29 de janeiro, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva e concelebrada por padres da arquidiocese, e a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos. Padre Márcio exerceu o ofício de vigário paroquial na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ribeirão Preto, no período de dezembro de 2019 até janeiro de 2022. Com a transferência do padre Alessandro Daniel Tenan para a paróquia São João Batista, em Sertãozinho, o arcebispo dom Moacir nomeou o padre Márcio, em 17 de novembro de 2021, como novo pároco da paróquia Santa Luzia.


Jardim Progresso acolhe novo pároco
A paróquia Nossa Senhora do Jubileu: Mãe da Divina Graça, criada por Dom Arnaldo Ribeiro, em 2004, no Jardim Progresso, em Ribeirão Preto, recebeu o seu novo pároco, o padre Rafael Carlos dos Santos Ribeiro, no dia 09 de fevereiro. A missa com rito de posse canônica presidida pelo arcebispo dom Moacir e concelebrada por padres da arquidiocese, e a presença de diácono, seminaristas e paroquianos. Padre Rafael antes da nomeação de pároco exerceu o ministério presbiteral no ofício de Vigário Paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Brodowski, no período de 06 de dezembro de 2019 até 08 de fevereiro de 2022.


Comunidade paroquial São Paulo Apóstolo recebe novo pároco
A comunidade paroquial São Paulo Apóstolo, no Alto do Ginásio, em Sertãozinho, acolheu o padre Carlos Alberto Santos de Oliveira, empossado canonicamente como novo pároco, no dia 10 de fevereiro, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada por padres da arquidiocese, e a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos. Padre Carlos substituiu o pároco anterior, padre Marcos Roberto Carlos, transferido para o ofício de pároco da paróquia São Sebastião, em Batatais.


Padre Marcos assume a paróquia São Sebastião em Batatais
Em 31 de dezembro de 2021 o arcebispo Dom Moacir Silva nomeou o padre Marcos Roberto Carlos, até então pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, no Alto do Ginásio, em Sertãozinho, como novo pároco da paróquia São Sebastião, na Vila Maria, em Batatais. Padre Marcos exerceu o ministério presbiteral em Sertãozinho no período de 2014 até janeiro de 2022. A missa com rito de posse canônica, aconteceu em 17 de fevereiro, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e concelebrada por padres da arquidiocese, e a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos.


Desejamos aos novos párocos muitas bênçãos na nova missão!