Paróquias dedicadas a São José celebram a festa do padroeiro

A Solenidade de São José, em 19 de março de 2021, marca a abertura do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2020, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, com a publicação da Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”. O objetivo da carta, de acordo com Papa Francisco é “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”. O ano de São José estende-se até o seu encerramento em 08 de dezembro de 2021.

O arcebispo Dom Moacir Silva comentou a importância de valorizarmos o Ano de São José e viver a espiritualidade Josefina. “Este ano de modo especial estamos vivendo o ano dedicado a São José convocado pelo Papa Francisco para celebrar e comemorar os 150 anos da Declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja Católica. A grandeza de São José consiste no fato de ter sido o Esposo de Maria e pai de Jesus. Ao celebrarmos São José renovamos a nossa confiança na sua proteção em favor da Igreja, em favor da família, porque ele cuidou da Sagrada Família de Nazaré, em favor de cada um de nós discípulos de Jesus. Vivamos intensamente esta solenidade neste ano que é dedicado a ele, um ano especial, de graças, para toda a Igreja, para todos e cada um de nós”, explicou o arcebispo.

Paróquias

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto três paróquias (sendo duas delas centenárias), e uma quase paróquia, são dedicadas ao Padroeiro Universal da Igreja. A mais antiga encontra-se em Cravinhos, fundada em 1898, e que dá nome a uma das foranias. Outra paróquia fica localizada na região central da cidade de Ribeirão Preto, instalada canonicamente em 1964, porém já era capela desde 1903, e em 1909, por motivo da Catedral ainda não estar pronta, sediou a posse do primeiro bispo diocesano de Ribeirão Preto, Dom Alberto José Gonçalves. Esta paróquia conta com a administração espiritual dos frades da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR). A terceira paróquia é dedicada a São José Operário, tendo sido criada em 2004, no Jardim Alvorada, em Santa Rita do Passa Quatro, e conta com os trabalhos da congregação dos Filhos da Caridade Canossianos. A quase paróquia São José, no bairro Jardim Amélia, em Serrana, foi criada em 2004, e conta com a administração da paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Devoção Josefina

No território da Arquidiocese é perceptível a devoção a São José (Josefina) e ao santo são dedicados o Seminário Menor (Seminário São José e Propedêutico Bom Pastor); uma Capela no Seminário Maria Imaculada (Brodowski); dois institutos contam com o nome do padroeiro em suas identificações: Instituto Jesus, Maria e José (São Simão) e Filhas de São José (Santa Rita do Passa Quatro); e existem diversas capelas e comunidades dedicadas ao padroeiro da Igreja nas seguintes cidades: Ribeirão Preto: Comunidade São José, no bairro Vila Amélia (Santuário Nossa Senhora do Rosário); o Sítio São José Operário do Pau D´Alho (Anel Viário Norte); em Sertãozinho: Capela São José (Cohab II) e Capela São José Operário, na Fazenda Experimental (Paróquia São João Batista); Capela São José, na Santa Casa de Misericórdia (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); em Brodowski: Comunidade São José, na Vila Cristal (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); em Batatais: Capela do Colégio São José, no Centro Universitário Claretiano; em Cajuru: Igreja São José, no Bairro Cruzeiro(Paróquia São Bento); em Jardinópolis: Capela São José, na Vila Paulista (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); em Serra Azul: Comunidade São José Operário, na Lagoa Preta (Paróquia Divino Espírito Santo); em Pontal: Comunidade São José, no Jardim Aparecida (Paróquia São Lourenço); em Santa Cruz da Esperança: Comunidade São José, na Fazenda Palmeiras; em Cravinhos: Capela São José no Cemitério Municipal (Paróquia Santa Luzia); em Luiz Antônio: Capela São José, na Fazenda São Luís (Paróquia Santa Luzia).

Missas

Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo território brasileiro, especialmente no Estado de São Paulo, foram adotadas medidas restritivas que levaram a suspensão das missas presenciais e a aplicação do lockdown (bloqueio total ou confinamento). Desse modo as paróquias dedicadas ao padroeiro e também outras paróquias da arquidiocese farão a transmissão da missa na solenidade de São José, em 19 de março (sexta-feira). Confira os horários:

Paróquia São José – Ribeirão Preto
Missa: 18h30
Transmissão: Youtube: https://youtu.be/eAw7r2BF80A

Paróquia São José – Cravinhos
Missa: 8h
Transmissão: https://www.facebook.com/paroquiasaojosecravinhos

Paróquia São José Operário – Santa Rita do Passa Quatro
Terço: 18h
Transmissão: https://www.facebook.com/paroquiasjo

Quase Paróquia São José – Serrana
Facebook: https://www.facebook.com/saojoseserrana

Capela São José – Sertãozinho
Missa: 8h e 18h30
Terço: 12h e 18h
Facebook: https://www.facebook.com/paroquia.sjoao

Seminário Maria Imaculada – Brodowski
Horário: 6h30
Facebook: https://www.facebook.com/lancando.redes.rp/

Veja também:

V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida

A Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 25 de setembro (sábado). A missa no altar central do Santuário será presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, às 9h (da manhã).