Paróquias fazem a Coleta do Óbolo de São Pedro na Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

A Coleta do Óbolo de São Pedro será feita em todas as paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nas missas dos dias 01 e 02 de julho de 2023, Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

Chama-se óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados. Uma prática muito antiga que chega até os nossos dias.

Finalidade

A contribuição do Óbolo ao Papa tem o objetivo de auxiliar o exercício da sua missão universal do Santo Padre e manifesta-se de duas formas: o financiamento das atividades de serviço desenvolvidas pela Cúria (por exemplo: formação do clero, comunicação, promoção do desenvolvimento humano integral, educação, da justiça, etc.); e o financiamento das inúmeras obras de assistência material direta aos mais necessitados.

Uso da Coleta

As ofertas dos fiéis destinam-se a apoiar as atividades do Santo Padre em favor de toda a Igreja Universal. Essas atividades são realizadas pela Santa Sé. O Papa, como pastor de toda a Igreja, preocupa-se tanto com as necessidades da evangelização (espiritual, educacional, justiça, comunicação, caridade política, atividade diplomática …) e com as necessidades materiais das dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis de dificuldade grave (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais, educação católica, ajuda aos refugiados e migrantes, ajuda especial às dioceses necessitadas, etc.)

Cada serviço prestado pela Santa Sé e dirigido a toda a Igreja Universal é possível graças ao Óbolo, que garante a atividade dos Dicastérios que assistem o Papa todos os dias no exercício do seu ministério. A fim de garantir a máxima eficácia da Cúria e a utilização das ajudas recebidas, nos últimos anos foi lançado um processo de reorganização dos Dicastérios com o objetivo de reduzir ao máximo as despesas de funcionamento interno a favor daqueles destinados a fins assistenciais missionário.

Tradicionalmente, a coleta do Óbolo de São Pedro ocorre na solenidade dos Santos Pedro e São Paulo, ou no domingo mais próximo. Na igreja onde participa na Missa, cada fiel é convidado a oferecer a sua contribuição, pequena ou grande, de acordo com a sua disponibilidade e generosidade. Outros arrecadadores de fundos para o Santo Padre são o Dia Mundial das Missões, que é celebrado anualmente no penúltimo domingo de outubro; e a Arrecadação para a Terra Santa (Lugares Santos), toda Sexta Feira Santa. Para mais informações, visite o site das Pontifícias Obras Missionárias e da Congregação para as Igrejas Orientais.

Fonte: https://www.obolodisanpietro.va/es.html

 

Veja também:

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)

A Conferência Nacional dos Bispos de Brasil – CNBB, de 15 a 24 de abril de 2026, realizou a sua 62ª Assembleia Geral Ordinária, em Aparecida (SP), junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foram dias de reflexão, de estudos, de partilha de experiências, de oração e celebrações

Pascom Brasil divulga a Semana da Comunicação 2026

O 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), a ser celebrado neste ano em 17 de maio, se aproxima e a Pascom Brasil, organismo da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga a programação da 7ª Semana de Comunicação. Neste ano, o tema “Preservar vozes e rostos humanos” anima as reflexões, conforme a mensagem do Papa Leão XIV para a data