A Pastoral da Educação da Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrou o Dia dos Professores e Educadores com a Missa em Ação de Graças pelo Dia do Professor, em 15 de outubro, Festa de Santa Teresa D´Ávila, presidida pelo padre Antônio Elcio de Souza, Vigário Geral da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto. Concelebraram os assessores da Pastoral da Educação, os padres Juliano Gomes e Wagner Gleyson Theodoro. A cerimônia reuniu professores e professoras, seminaristas, o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Educação, Carlos Alexandre do Nascimento, e integrantes da Pastoral da Educação. Antes dos ritos finais houve a oração da Consagração a Nossa Senhora seguida da bênção aos professores.
Confira a mensagem da Pastoral da Educação dirigida aos professores:
“Celebramos hoje o Dia dos Professores. O dia dos apaixonados pelo saber. Ser professor, para nós cristãos, não é apenas uma profissão, mas uma vocação que o próprio Criador nos confiou. Ser professor é reviver as mesmas atitudes e sentimentos do Divino Mestre Jesus como: a disciplina, a determinação, o amor e a compaixão.
A nossa pedagogia é o amor de Deus. Nossa força e nossa esperança estão na vontade de ensinar e se apaixonar pela existência. Somos entusiastas da vida e do saber, pois o conhecimento é um dos dons mais preciosos que o Senhor nos deu. Ser professor é ser educador e mestre. E ser mestre é muito mais do que ensinar matérias, como bem escreveu o nosso ilustre poeta Antônio Roberto Fernandes, de saudosa memória: ‘Ser mestre não é só contar a história de um certo Pedro Álvares Cabral. Mas descobrir, de novo, a cada dia, um mundo grande, livre, fraternal. Ser mestre não é só mostrar nos mapas onde se encontra o Pico da Neblina, mas é subir, guiando os alunos à montanha da vida que se empina… Ser mestre é ser o pai, a mãe, o amigo, mostrando sempre a direção da luz, pois a palavra Mestre, sobretudo também é um dos nomes de Jesus’. Sendo assim, o mestre é cooperador da Graça de Deus, que, como Pai, só quer o bem dos seus filhos.
A você, portanto, caro professor e querida professora, a nossa homenagem por ter recebido de Deus tão nobre e importante missão e a nossa gratidão reconhecida pelo seu trabalho, que não se mede pela produção imediata, mas por frutos, muitas vezes escondidos, que só vão aparecer ao longo da vida e que estarão escritos no livro da eternidade. ‘Os que educaram a muitos para a justiça brilharão como estrelas para sempre’. Que Santa Teresa d’Ávila, interceda por nós hoje, amanhã e sempre”.
Pastoral da Educação
Arquidiocese de Ribeirão Preto
@pastoraleduarquirp