Pastoral Familiar realiza a abertura e lançamento da Semana Nacional da Família

Pastoral Familiar realiza a abertura e lançamento da Semana Nacional da Família

Com o tema: “Família e Amizade” e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, de 11 a 17 de agosto, acontece a Semana Nacional da Família. A Missa de lançamento e abertura Arquidiocesana da Semana Nacional da Família, ocorreu em 25 de julho, Festa de São Tiago Apóstolo, na paróquia Santo Antônio Maria Claret e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, em Ribeirão Preto, em missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, com a presença de Padres, Diáconos, Seminaristas, representantes das paróquias, dos Agentes da Pastoral Familiar e dos Movimentos Familiares.

O assessor eclesiástico arquidiocesano da Pastoral Familiar, padre Luís Felipe Rodrigues da Silva falou a respeito da temática da Semana Nacional da Família deste ano. “É com grande alegria que fazemos o lançamento da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Ribeirão Preto. E neste ano de 2024 a temática é ‘Família e Amizade’ e nossa arquidiocese quer promover nas famílias, em nossas paróquias e comunidades, esta reflexão importante e necessária num mundo que prega o isolamento, o individualismo, de como nós precisamos ser amigos entre nós, e amigos de Jesus. Até mesmo o símbolo preparado pela equipe arquidiocesana da Pastoral Familiar vai trazer esta temática do estar junto com o outro no jogo de dama unindo forças para assim fazer com que o reino de Deus cresça, avance e aconteça em nosso meio. Que esta Semana da Família seja oportunidade para todos nós de meditarmos, valorizarmos e refletirmos sobre a família e também sobre o valor da amizade”, comentou padre Luís.

Homilia

Na introdução da homilia, dom Moacir, fez referência ao tema escolhido para a Semana Nacional da Família. “Queridos irmãos e irmãs, que bom estarmos reunidos nesta noite realizando o ato mais importante da nossa fé, a nossa participação na celebração da Eucaristia, Eucaristia com a qual lançamos a Semana Nacional da Família em nossa arquidiocese com o tema: ‘Família e Amizade’. A temática da Semana da Família está na esteira da temática da Campanha da Fraternidade que nós vivemos esse ano ao longo da quaresma e continuamos a viver no decorrer do ano. Por isso mesmo a Semana Nacional da Família embarca nessa temática para nos ajudar a aprofundar mais ainda para a importância e a necessidade da Amizade. E a Campanha da Fraternidade estava na esteira da Carta Encíclica Fratelli tutti sobre a fraternidade e a amizade social, do Papa Francisco”, explicou o arcebispo.

Dom Moacir sublinhou a importância de refletirmos a temática da amizade social no âmbito da família em uma sociedade marcada pela polarização. “Vivemos num mundo marcado por uma cultura de polarização. Lados opostos que parecem extinguir um ao outro, não é por aí o caminho. E o problema é essa cultura também entrou nas famílias muitas vezes, entrou na comunidade eclesial, por isso, mais do que nunca, é importante essa temática da amizade: ‘Família e Amizade’, a família é de fato a primeira escola de amizade. Por isso ela tem uma grande responsabilidade diante do mundo polarizado, onde um quer eliminar o outro. No mundo polarizado não se pode pensar diferente, quem pensa diferente é inimigo, e inimigo deve ser eliminado, e isso passa longe do cristianismo, não é por aí o caminho, por isso o Papa Francisco insistiu tanto na cultura do encontro e na amizade social”, comentou o arcebispo.

Missão da Pastoral Familiar

Ao meditar a Palavra de Deus no Evangelho de Mateus (20,20-28), dom Moacir fez referência ao encontro de Jesus com uma família, uma mãe e dois filhos, que ainda não tinham entendido bem a pessoa e a proposta de Jesus, depois entenderam, um deles era Tiago, o apóstolo celebrado na liturgia do dia. O pensamento da família se aproximava da concepção de poder dos poderosos do mundo, pensando apenas no poder tal como o mundo vê o poder, uma visão errônea do caminho para a salvação. E o arcebispo deixa claro a missão da Pastoral Familiar: “Um ponto fundamental para a Pastoral Familiar: ajudar as famílias a corrigir as visões erradas que possam ter a respeito de Jesus. Levar as famílias ao encontro pessoal com Jesus, pois é o encontro com Cristo que transforma as nossas vidas. É do encontro com Cristo que nasce o discípulo missionário. É do encontro da família com Cristo que ela vai se descobrindo como igreja doméstica, santuário da vida, tendo Jesus no centro. Um dos grandes desafios da Pastoral Familiar na evangelização da família consiste em possibilitar que as famílias façam a experiência concreta do encontro com Jesus. Porque é isso que dá sentido para a nossa vida, para nossa ação pastoral, é do encontro com Cristo que nasce o discípulo missionário. Eis uma das tarefas confiadas a nós enquanto Pastoral Familiar: ajudar as famílias a se encontrarem com Jesus, para que Jesus seja de fato, o centro da vida familiar”, refletiu dom Moacir.

Jogo de dama

Antes dos ritos finais, o padre Luís Felipe Rodrigues da Silva, dirigiu mensagem de agradecimento e explicou o símbolo a ser entregue aos representantes paroquiais como marco da Semana Nacional da Família. Trata-se de um tabuleiro de jogo de damas personalizado, inspirado em sugestão do Papa Francisco: “O jogo de dama tem duas belas características: estimula a mente e é acessível a todos. Ele exige inteligência, habilidade e atenção, mas não grandes recursos e estruturas. É um daqueles jogos com os quais, onde quer que se encontre, se pode facilmente criar um momento de encontro e diversão: tudo do que se precisa é de um tabuleiro de xadrez e damas, dois jogadores, e é uma maneira agradável de estar junto. Isso faz com que a dama seja um jogo para todos, praticado em várias partes do mundo” (Papa Francisco, 26/04/2024). O padre Luís motivou as equipes da Pastoral Familiar a dar visibilidade ao símbolo: “Como já é de costume entre nós, nossa Equipe Arquidiocesana da Pastoral Familiar, preparou com criatividade, carinho e valoroso empenho do símbolo enviado a cada comunidade, para auxiliar na vivência e reflexão, em espírito de sinodalidade, da Semana Nacional da Família, por isso, pedimos que aproveitem, usem, deixem visível, em destaque na comunidade, façam bom uso dele nos diferentes momentos, tornando assim ‘visível’ nossa temática e também a unidade arquidiocesana”, finalizou o assessor.

Semana da Família: Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, de 11 a 17 de agosto, acontece a Semana Nacional da Família. O subsídio Hora da Família já está disponível e oferece oito encontros: um para cada dia da semana e um roteiro para o Dia dos Pais. O subsídio Hora da Família, assim como no ano passado, também conta com os roteiros para a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, celebrados em outubro.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa – Arquidiocese de Ribeirão Preto

 

Veja também:

Ordenações Diaconais no Seminário Maria Imaculada em Brodowski

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, nossas famílias e nós, convidamos para a Concelebração Eucarística, presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na qual seremos ordenados diáconos para o serviço ao povo de Deus: Eduardo Augusto e Lucas Barbosa

Curso de Teologia para Leigos abre inscrições para o ano de 2026

O curso oferece a possibilidade de aulas em Ribeirão Preto e Batatais. Em Batatais aulas são às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Em Ribeirão Preto as aulas acontecem aos sábados, das 13h30 às 16h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto