Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida marca os 180 anos da Infância e Adolescência Missionária

Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida marca os 180 anos da Infância e Adolescência Missionária

O Santuário Nacional de Aparecida acolheu, em 30 de setembro, grupos da Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil. A peregrinação da IAM celebrou os 180 anos da Obra, que busca fortalecer entre as crianças o espírito missionário de colaboração com as crianças do mundo todo. A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada pela coordenadora arquidiocesana da IAM, Teresa de Jesus de Sousa Teixeira Bicheiro, que relata emocionada o encontro e a participação de mais de 3 mil peregrinos: “A missa foi linda! Muito gratificante! Valeu apena o cansaço diante da alegria de tantas crianças e adolescentes na Missa”.

A missa no Altar Central da Basílica foi presidida por Dom Maurício Jardim, referencial para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A peregrinação também contou com a presença da diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Irmã Regina da Costa Pedro. O momento celebrativo no Santuário Nacional de Aparecida coroou a preparação iniciada nos grupos da IAM com encontros em todas as dioceses, que receberam uma vela, símbolo escolhido para ser sinal e memória desta história construída junto às crianças e adolescentes que vivem a missão.

Mensagem do Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem exortando os pequenos a serem construtores de pontes e relações, verdadeiros discípulos de Jesus, e perseverantes na oração: “Queridas crianças e adolescentes missionários, quero agradecer-vos porque com o vosso empenho ajudais a todos nós a sermos testemunhas corajosos do Evangelho e a partilhar com os outros, além dos subsídios materiais, o que temos de mais precioso: a fé. E quero agradecer também os vossos pais e animadores que vos acompanham, promovendo o carisma e a espiritualidade da Obra da Santa Infância”, disse o Papa.

Acesse a Mensagem do Papa Francisco

Campanha do Pão Missionária é destaque na revista SIM

A edição quadrimestral (maio/agosto de 2023) da Revista Serviço de Informação Missionária (SIM), publicação da Pontifícia Obras Missionárias (POM), trouxe a matéria “Pão Missionário” que relata a campanha promovida pela Infância e Adolescência Missionária, do Santuário Nossa Senhora do Rosário, para angariar recursos de cooperação missionária. A produção e venda do pão missionário direciona recursos para uma série de projetos missionários no Regional Sul 1 da CNBB e na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara.

Acesse aqui a Revista SIM

Veja também: