Pérolas na educação de valores

O Centro do Professorado Católico da Arquidiocese de Ribeirão Preto, há 73 anos busca associar educadores e educadoras, que são verdadeiras Pérolas na Educação de Valores! Aproximadamente dois mil professores integram nosso Centro do Professorado Católico, que são Mestres inesquecíveis, pelos quais passaram milhares de cidadãos de nossa querida cidade e região. Quantos homens e mulheres, “fazendo a diferença” nas diversas áreas de nossa sociedade, usufruíram da nobre vocação à Educação de Valores de nossos associados!
Ser assistente eclesiástico do Centro do Professorado Católico enriquece nosso ministério sacerdotal e enobrece nossa vocação, também, ao magistério. Baluartes da sabedoria, nossos professores dedicados à formação de pessoas em sua integralidade e não somente em habilidades técnicas, sempre procuraram discernir o que significa ser sábio do simplesmente ser sabido!

O arsenal da sabedoria dos professores do Centro do Professorado Católico não consiste em proselitismo. Antes, forma pessoas capazes de transformar a sociedade à luz da ética, da cidadania em favor da dignidade humana. A luz que brilha no olhar, a doçura que balbucia dos lábios e a coerência que exala entre o que ensinam e vivem, são a identidade de nossos amados professores. Amam a vocação de educar e educam para o amor!

Como sementes sob terrenos, os mais variados imagináveis, atuam no “silêncio”, quase que ignorados pelo prestígio ou reconhecimento de seus valores, competências, eficácia e influência positiva no caráter e na personalidade dos que têm o privilégio de aprender a “ser pessoas”. Gosto de pensar que o bem semeado pelos professores de nosso Centro do Professorado Católico emerge concretamente, embora nem sempre tenha merecido o devido e justo reconhecimento. Divulgam-se escândalos e “tapas” por conta de maior ibope; ignoram-se a dedicação, o carinho e a beleza de educar para a vida digna de milhares de professores que teimam amar a vocação ao magistério, sendo em nossa sociedade as verdadeiras Pérolas na Educação de Valores!

Como seria edificante que o Centro do Professorado Católico da Arquidiocese de Ribeirão Preto fosse mais bem conhecido, para então ser mais reconhecido e amado por todos que almejam uma sociedade mais humana, justa, fraterna e solidária! Estar entre os amados Professores de nosso Professorado, significa enriquecer nossa capacidade de sermos mais sábios do que simplesmente sabidos!

No próximo dia 11 de abril, completando 73 anos de fundação, nossa prece se remete a Deus com o coração agradecido a todos, desde Dom Manoel da Silveira D’Elboux, seu fundador, passando por Cônego Arnaldo Álvaro Padovani, que por longos anos serviu o CPC como Assistente Eclesiástico, chegando à Professora Lourdes Jorge e toda sua Diretoria, que sempre incansável, se dedica diuturnamente pela promoção dos mestres que integram a linda Família do Centro do Professorado Católico. Sintam a ternura de nossa proximidade na oração de todos os dias, especialmente naquele, em que nossa ação de graças toca de mansinho o coração misericordioso de Jesus Cristo, o Mestre dos mestres!

Pe. Gilberto Kasper

[email protected]

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Veja também: