Pilar da Ação Missionária anima as atividades do mês missionário

O Pilar da Ação Missionária: estado permanente de missão, o Conselho Missionário Diocesano (Comidi), o Conselho Missionário do Seminário (Comise) e a Infância e Adolescência Missionária (IAM), uniram forças para promover a Campanha Missionária 2020, que este ano trouxe como tema: “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
Com a instituição do Dia Mundial das Missões pelo Papa Pio XI, em 1926, celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos, temos como referência celebrar o mês de outubro como o mês missionário.
Neste ano, em detrimento do cenário da pandemia e da impossibilidade da realização das atividades presenciais, a programação do mês missionário concentrou-se nas transmissões on-line da Novena e Semana Missionária no facebook e youtube da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Novena Missionária

A novena missionária buscou refletir, rezar e motivar as paróquias e agentes de pastoral a serem missionários em seus ambientes. A novena missionária abordou temas da realidade arquidiocesana e contou com a participação de integrantes das pastorais e serviços arquidiocesanos: Infância e Adolescência Missionária, Pastoral Familiar, Setor Juventude, Diaconado Permanente e Seminário Maria Imaculada.

Semana Missionária On-line

De 25 a 30 de outubro, aconteceu a Semana Missionária Arquidiocesana On-line, em sintonia com a Campanha Missionária. A abertura da Semana Missionária ocorreu com a missa presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no domingo, 25 de outubro, e concelebrada pelos padres: Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco, e Marcus Vinícius Miranda, referencial do Pilar da Ação Missionária e assessor do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), e também a participação de integrantes do Comidi.
Na introdução da homilia Dom Moacir fez referência ao tema do mês missionário e da importância de sermos missionário neste tempo de pandemia. “Queridos irmãos, queridas irmãs, saúdo particularmente os membros do Comidi que constitui o nosso Pilar da Ação Missionária. Estamos chegando ao final do mês missionário, e aqui na nossa Arquidiocese, hoje estamos abrindo com esta missa a nossa Semana Missionária. É claro, diferente dos anos anteriores, mas nem por isso, vamos deixar de realiza-la. O Mês Missionário teve como tema ‘A vida é missão’ e aqui trago para nossa reflexão uma palavra do Papa Francisco na Evangelii Gaudium: ‘A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar. Nisto uma pessoa se revela enfermeira no espírito, professor no espírito, político no espírito…, ou seja, pessoas que decidiram, no mais íntimo de si mesmas, estar com os outros e ser para os outros. Mas, se uma pessoa coloca a tarefa dum lado e a vida privada do outro, tudo se torna cinzento e viverá continuamente à procura de reconhecimentos ou defendendo as suas próprias exigências. Deixará de ser povo’. Nossa Semana Missionária será on-line com reflexões, partilhas e experiências missionárias dos nossos padres missionários e momentos oracionais de Adoração. Então acompanhem pelo facebook e youtube da Arquidiocese” expressou o arcebispo.

Veja também:

Jornada Arquidiocesana da Juventude lança hino e clipe oficial

O Setor Juventude apresentou no domingo, 20 de junho, o Hino oficial da Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) 2021. Com o título: “A morte nunca triunfou” o hino tem letra e música dos seminaristas João Vítor e Leonardo Silva e expressa no refrão o tema da JAJ: “Levanta-te, jovem! Vem proclamar a Esperança que o mundo precisa. Levanta-te! Porque Cristo, o Senhor está vivo A morte nunca triunfou!”