Pilar da Caridade motiva paróquias a celebrarem a Jornada Mundial dos Pobres

Pilar da Caridade motiva paróquias a celebrarem a Jornada Mundial dos Pobres

Com o tema: “Ouve o meu clamor” e o lema: “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5), de 10 a 17 de novembro, ocorre a oitava edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). A temática nos convida a seguir o chamado do Papa Francisco: abrir nossos corações à oração e à solidariedade com os mais necessitados. Que esta jornada nos una em encontros, convivência, escuta e cuidado, para podermos caminhar juntos, como irmãos e irmãs, construindo um mundo mais justo e fraterno para todos.

O Pilar da Caridade da Arquidiocese de Ribeirão Preto motiva e convida todas as paróquias a celebrarem o Dia Mundial dos Pobres, em 17 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), em atividades paroquiais que promovam a dignidade humana e a solidariedade com os mais necessitados. Como gesto concreto as paróquias podem arrecadar fraldas geriátricas a serem encaminhadas aos representantes do Pilar da Caridade: WhatsApp: 16 98137-8000 (Diác. Denir) / 16 99609-3644 (Diác. Ricardo).

Celebração Arquidiocesana do Dia Mundial dos Pobres

A celebração arquidiocesana do Dia Mundial dos Pobres será realizada no dia 17 de novembro, às 8h, na Paróquia Nossa Senhora do Jubileu: Mãe da Divina Graça, na Rua A7, 146, Jardim Progresso, em Ribeirão Preto. O evento reunirá as Pastorais Sociais, a Cáritas Arquidiocesana, a comunidade paroquial e todos são convidados a participar desse importante momento celebrativo.

Jornada Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data, celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, busca conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e convidar todos a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis.

A iniciativa surgiu como um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos, e para responderem a essa realidade com amor e serviço.

No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, para ir além de uma celebração pontual e promover um período amplo de reflexão, conscientização e ações concretas em prol das pessoas empobrecidas. A ação, que se estende por uma semana, permite que as comunidades e paróquias se envolvam em diversas atividades com as pessoas em situação de pobreza.

Acesse aqui os materiais da JMP 

Veja também: