Pistas para o caminho

Pistas para o caminho

O III Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que deseja promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, aponta algumas pistas para nossa ação evangelizadora.

Precisamos avançar na Espiritualidade: oração pelas vocações, testemunho de vida, orientação espiritual e Leitura Orante da Palavra. Promover e organizar momentos orantes vocacionais, estimulando e fortalecendo a prática da Leitura Orante e Vocacional da Palavra e ações evangelizadoras que envolvam crianças, catequistas, jovens, famílias (celebrações, tríduos, retiros…). Fomentar e promover uma maior conscientização sobre a orientação espiritual, mediante uma ampla formação, para que se possa realizá-la com qualidade, de forma desinteressada e capaz de apresentar ao jovem a riqueza da Igreja em sua diversidade.

Precisamos avançar com Itinerário: especial atenção à integralidade da pessoa do(a) acompanhado(a); compreensão da estrutura humana do jovem, suas forças e fragilidades; envolvimento da família em vista de um ambiente de confiança recíproca. Aproximar o SAV/PV das pastorais juvenis, catequese e família, com ênfase no acompanhamento dos adolescentes e jovens, especialmente na formação para a elaboração do Projeto Pessoal da Vida. Faz-se necessário disponibilizar e formar animadoras e animadores de juventudes, possibilitar aos adolescentes e jovens espaços de escuta e acompanhamento personalizado que os ajudem a vivenciar o itinerário vocacional.

Precisamos crescer na consciência de uma Igreja em saída missionária: fidelidade e paixão por Jesus Cristo, seu seguimento e missão. Encorajar e/ou organizar missões populares com jovens em vista da renovação de experiências de fé e de projetos vocacionais, abrindo espaços para que os jovens criem novas formas de missão, por exemplo, nas redes sociais.
Precisamos utilizar mais o Planejamento participativo: articular a animação vocacional em uma gradualidade progressiva, com metas, etapas, passos e itinerários que devem ser continuamente avaliados. Prever o fortalecimento ou a criação de equipes vocacionais (paroquial e arquidiocesana), investindo na formação de seus membros. Integrar o SAV/PV com as demais pastorais no âmbito da ação evangelizadora. Considerar o SAV/PV como instrumento de integração da ação pastoral. Unidade e comunhão no serviço vocacional, mais articulação no trabalho em conjunto (cristãos leigos e leigas, vida consagrada e ministros ordenados), pois somos um corpo eclesial, uma assembleia de batizados e batizadas. Prever, ainda no planejamento, os recursos financeiros para criar e manter a mobilidade dos animadores e das animadoras vocacionais em suas atividades e formação.

Precisamos contar com Meios de Comunicação: ousadia, sensibilidade, alteridade, criatividade nas redes sociais, favorecendo a descoberta da vocação. Tanto o Documento Final do Sínodo da Juventude quanto a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, Christus Vivit, acenaram para esta dimensão do ambiente digital. Por um lado, é uma realidade difusa, mas, por outro, a web e as redes sociais (…) constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercâmbio entre pessoas, bem como acesso à informação e conhecimento. Além disso, o ambiente digital é um contexto de participação sociopolítica e cidadania ativa. (cf. Texto Base do 3º Ano Vocacional do Brasil, nº 206).

Vocação: graça e missão. “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

“Despertai as novas gerações para
a vocação aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio, e a Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados”
(trecho da Oração do Ano Vocacional)

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Boletim Informativo Igreja-Hoje
Agosto/2023

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar