POM disponibiliza Cartilha de Preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Os seminaristas, reitores e formadores de todo o Brasil podem acessar um importante subsídio de oração e reflexão da vida missionária na Igreja. Foi lançada a Cartilha de Preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (4COMINSE), encontro que acontece nos dias 11 a 17 de julho. O material oferece roteiros para dez encontros refletindo a vida e a missão do Beato Pe. Paolo Manna, nascido há 150 anos, fundador da Pontifícia União Missionária, Obra que objetiva sensibilizar e animar para a missão os sacerdotes, os religiosos e as religiosas, lideranças leigas e todo o povo de Deus.

A proposta do 4COMINSE é aprofundar a reflexão sobre a missão ad gentes no processo de formação dos candidatos ao presbiterado. O evento será uma oportunidade para a celebração da caminhada missionária, conhecimento de diversas expressões da cultura e arte paraibana e fortalecimento do conhecimento recíproco. Seu objetivo principal será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

A organização do evento sugere que o subsídio seja estudado pelos seminaristas (propedêutico, discipulado, configuração, síntese vocacional), diocesanos e religiosos, durante o primeiro semestre de 2022, como preparação efetiva de todos os formandos.

Acesse a Cartilha de Preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Sobre o 4COMINSE

A cidade de João Pessoa vai acolher o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (4COMINSE), evento realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

O congresso terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Pretende reunir 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

Para garantir o êxito na realização do evento, contam com a parceria e o apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

As inscrições serão realizadas através das coordenações regionais dos COMISEs.

Fonte: POM

Veja também:

Divulgada a Carta Final do 18º Encontro Nacional de Presbíteros

Cerca de 532 presbíteros de todas as dioceses do Brasil estiveram reunidos no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), nos dias 9 a 14 de maio, para participar do 18º Encontro Nacional de Presbíteros. Ao final do encontro foi divulgada a Carta do 18º Encontro Nacional de Presbíteros.