Posse canônica do padre Edmário na paróquia Jesus, Bom Pastor

A comunidade paroquial de Jesus, Bom Pastor, em Pontal, participou da missa com rito de posse canônica do novo pároco, padre Edmário Bezerra Gomes, em 15 de novembro, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada por padres e a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos. Padre Edmário integrou por muitos anos a Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara, e estava no ofício de pároco da paróquia Santa Luzia, em Itacoatiara (AM). Ao retornar, padre Edmário substitui o padre Rodrigo Antônio de Souza, transferido para exercer o ofício de pároco na paróquia São João Bosco, em Ribeirão Preto.

Rito de Posse: Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou ao Vigário Forâneo da forania Nossa Senhora Aparecida, Padre Deolindo Schinele Neto, proceder a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Edmário fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Edmário renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram ao Santíssimo para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Edmário prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Na homilia dom Moacir refletiu a Palavra de Deus da Liturgia da Palavra e recordou alguns pontos importantes a serem valorizados e cultivados na missão do pároco junto à comunidade paroquial. O arcebispo citou as atribuições da missão do pároco, entre elas, o dever de ensinar (pregar a Palavra de Deus), governar e santificar o Povo de Deus; e recomendou aos paroquianos o compromisso de zelar pela amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

Acolhida da comunidade

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu mensagem ao novo pároco: “Cada mudança gera ansiedade e muitos desafios são lançados e gerados, isso é extremamente natural em uma comunidade. O senhor irá nos conquistar e nós retribuiremos com nosso amor, nosso sim, e nossas mãos estendidas em todos os seus trabalhos e sua missão em nossa paróquia. Que o entusiasmo seja vivo em seu coração para que assim a partilha, os ensinamentos de Cristo e o amor fraterno promovam a amizade, a união e o crescimento em nosso meio. (…) Tenha certeza o senhor nunca estará só, que possamos transformar os espinhos em flores, as pedras encontradas no caminho construiremos degrau para chegarmos até Deus”, finalizou a mensagem.

@ParoquiaJesusBomPastorpontal

Veja também: