Posse canônica do padre Ednaldo na paróquia Sagrado Coração de Jesus

A comunidade paroquial do Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Presidente Dutra I, em Ribeirão Preto, participou da missa com rito de posse canônica do novo pároco, padre Ednaldo Antônio Marfil de Jesus, em 07 de fevereiro, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada por padres e a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos. Padre Ednaldo exerceu o ofício de pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, no Distrito de Jurucê, em Jardinópolis, no período de março de 2021 até fevereiro de 2025.

Na homilia dom Moacir refletiu a Palavra de Deus da Liturgia da Palavra e recordou alguns pontos importantes a serem valorizados e cultivados na missão do pároco junto à comunidade paroquial. O arcebispo citou as atribuições da missão do pároco, entre elas, o dever de ensinar (pregar a Palavra de Deus), governar e santificar o Povo de Deus; e recomendou aos paroquianos o compromisso de zelar pela amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

IGREJA-HOJE: Como o senhor recebeu e acolheu o chamado para assumir a missão e oficio de pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus?

Padre Ednaldo: Em primeiro lugar, nossa vocação e ministério são divinos e pertencem à Igreja. Segundo, no dia da ordenação presbiteral prometemos obediência ao nosso bispo ordenante e aos seus sucessores. No dia 29 de dezembro de 2024 recebi uma mensagem via WhatsApp de Dom Moacir para estar no dia seguinte, às 11 horas, para uma conversa: o motivo era a proposta de assumir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, como novo pároco. Prontamente eu dei minha resposta obediente e disponível ao chamado. Foi um momento feliz e ao mesmo tempo preocupante, pois toda mudança gera certa instabilidade emocional; os questionamentos interiores sobre a paróquia que deixamos, os trabalhos e projetos e, ao mesmo tempo, sobre o que iremos encontrar na nova paróquia, o desconhecido. Mas, mais uma vez confiei na Providência Divina que sempre providenciou todos os meios necessários para a minha caminhada vocacional e missão.

IH: Quais desafios serão prioritários na ação pastoral e missionária na paróquia?

Padre Ednaldo: O mais importante em nosso Ministério Presbiteral como pároco é ser para o povo a imagem do “Bom Pastor”, que acolhe, ama e oriente suas ovelhas. Penso que, o primeiro desafio seja esse, de acolher e reunir, sobretudo aqueles que se dispersaram na caminhada. Um olhar atento às pastorais existentes será necessário, junto ao CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), e o cuidado prioritário e transparente nas questões administrativas, junto ao CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais). Dois conselhos importantes que não podem ser apenas de fachada na vida de uma Paróquia, como dizia Dom Moacir na sua homilia no dia da posse canônica.

IH: Como foi a acolhida e o contato com os novos paroquianos e quais os primeiros passos no trabalho paroquial?

Padre Ednaldo: Desde a minha nomeação à Paróquia, tenho recebido manifestações de acolhida e carinho do povo. Tenho percebido que esta é uma característica singular desse povo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Dutra. Durante o mês de janeiro várias pessoas se empenharam para reformar e colocar em ordem a casa paroquial abandonada, para acolher o novo pároco. O primeiro passo tomado, foi reunir-se com o novo Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) para analisarmos juntos a situação da Paróquia e pedir ao nosso Arcebispo Metropolitano a nomeação dos membros deste conselho. Desde a minha posse tenho se reunido com as pastorais, afim de conhecê-las e dialogar sobre a nossa nova caminhada, bem como a reunião com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), formado pelos coordenadores das pastorais existentes na paróquia.

IH: Deixe uma mensagem para os paroquianos.

Padre Ednaldo: Apenas desejo que a nossa caminhada junto a este povo de Deus seja profícua e que possamos juntos propagar o Reino de Deus neste espaço geográfico onde está situado a paróquia. Que não falte o zelo e a dedicação de minha parte às ovelhas a mim confiadas e não falte a obediência e a empenho do rebanho junto ao seu pastor.

Fotos: https://www.instagram.com/parscjrp/

Veja também:

Missionários da esperança entre os povos

Neste Ano Jubilar 2025 celebramos o 99º Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária de 2025, coordenada pela Pontifícia Obras Missionárias (POM), traz para reflexão o tema: “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco em sintonia com o Jubileu da Esperança, e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)