Primeira Oficina Formativa da Pastoral da Ecologia Integral do estado de São Paulo

Em 2015 o Papa Francisco escreveu a encíclica Laudato Si´ – Sobre o cuidado com a Casa Comum, convidando toda a humanidade ao “diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta”. Ressalta Papa Francisco: “Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós.” (LS 14).

A fim de possibilitar um maior engajamento cotidiano nas causas socioambientais, seguindo a proposta apresentada pelo Papa Francisco em sua encíclica, a Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB promove no próximo dia 22 de maio, às 14h, via Plataforma Zoom, a primeira oficina de construção coletiva do processo formativo para os próximos anos, com o tema “Água: Fonte de Vida”. A atividade integra as comemorações do 6º aniversário da encíclica na Semana Laudato Si’, promovida pelo Movimento Católico Global pelo Clima – MCGC.

Segundo os organizadores, este primeiro encontro. por meio deste tema “Água: Fonte de Vida”, queremos refletir, especialmente, sobre as condições dos nossos rios e nascentes e as formas de nos engajarmos para o cuidado destas fontes. O primeiro encontro será realizado no dia 22/05/2021, às 14h, via Plataforma Zoom.

Todos os interessados em participar do evento podem realizar suas inscrições no link.

As Pastorais da Comunicação presentes nas dioceses de todo o estado de São Paulo estão sendo convidadas para colaborar com a produção de um vídeo sobre os rios, córregos e nascentes em suas dioceses. Para envio do vídeo, cadastro e maiores informações acessar o seguinte link: https://forms.gle/AdUCxqz8Zo63Hg2t7

Como nos lembra o Papa Francisco, “todos nós podemos colaborar como instrumentos de Deus no cuidado da criação, cada um com sua própria cultura e experiência, suas próprias iniciativas e habilidades”. (LS, 14).

Para qualquer dúvida da Pastoral da Ecologia no Regional Sul 1, através do e-mail do mail: [email protected]

Com informações da Pastoral da Ecologia Integral – CNBB Sul 1

Veja também:

Comunicado Oficial dos Atos do Governo Arquidiocesano – 03.12.2022

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto, de acordo com as determinações do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, para atender às necessidades da Igreja particular de Ribeirão Preto e bem espiritual de seu povo, torna pública a nomeação comunicada neste sábado, 3 de dezembro de 2022

“Ser artesãos da misericórdia”: o Papa Francisco pede mais organizações de voluntariado atuantes

A 12ª edição de O Vídeo do Papa de 2022 acaba de ser publicada com a intenção de oração que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Para encerrar o ano, Francisco destaca as organizações de voluntariado (e todas as pessoas nelas envolvidas), atores-chave na sociedade devido ao seu empenho na promoção humana e no bem comum.