Projeto de construção da Cripta da Catedral Metropolitana

A maioria das Igrejas Catedrais Católicas do Brasil e do mundo, historicamente, dispõem de criptas e espaços litúrgicos adequados para o sepultamento de Bispos e Arcebispos. A Catedral Metropolitana de São Sebastião, na cidade de Ribeirão Preto, no transcorrer de sua história e vida litúrgica, não dispõe de um espaço ou cripta que possa conferir dignidade ao sepultamento dos seus Bispos e Arcebispos. Atualmente os sepultamentos são realizados no altar principal e na nave da Igreja – locais de grande fluxo de pessoas.

De acordo com a norma litúrgica, o “corpo do Bispo diocesano defunto será sepultado na igreja, normalmente na igreja catedral da sua diocese. O Bispo que tiver resignado à sua diocese será sepultado na igreja catedral da sua última diocese, a não ser que tenha disposto doutro modo”. (Cerimonial dos Bispos).

O Código de Direito Canônico determina que “nas igrejas não se sepultem cadáveres, a não ser que se trate do Romano Pontífice, dos Cardeais ou dos Bispos diocesanos, mesmo eméritos, que devem ser sepultados na igreja própria (Cân. 1242). E “por direito particular estabeleçam-se normas oportunas referentes à disciplina a observar nos cemitérios, destinadas sobretudo a preservar e promover a sua índole sagrada” (Cân. 1243).

Em respeito à norma litúrgica e ao Cân. 1243; e em obediência ao pedido de nosso Arcebispo Dom Moacir Silva, a Catedral está preparando o projeto para execução da obra de adequação do espaço destinado a uma pequena cripta ou cemitério para sepultamento dos Bispos e Arcebispos desta Arquidiocese de Ribeirão Preto, atualmente ocupado por uma loja de artigos religiosos no hall da entrada principal da Catedral.

A princípio, estamos prevendo implantar nesse espaço: um pequeno altar para celebração da liturgia exequial, Celebração Eucarística e duas covas para sepultamento dos Arcebispos.
Cabe ainda ressaltar que neste espaço, em outros tempos, eram celebrados os batismos, que acabou sendo desativado ao longo dos anos de acordo com as orientações do Concílio Vaticano II.

Nesse novo espaço teremos condições de criar um ambiente de oração, respeito e dignidade para os Arcebispos e Bispos que forem sepultados.

Pe. Francisco Jaber Z. Moussa
Pároco da Catedral de São Sebastião

https://www.facebook.com/CatedralRP

Veja também:

XII Concentração Arquidiocesana de Catequistas

Com o tema: “O Ministério do Catequista” e a assessoria do Padre Jânison de Sá, Assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a Comissão Animação Biblíco-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a XII Concentração de Catequistas.