Reeducandos do sistema prisional prestam serviço voluntário na Casa Santa Dulce dos Pobres

O serviço de evangelização da Pastoral Carcerária (PCr) da Arquidiocese de Ribeirão Preto busca ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres. Um dos objetivos da Pastoral Carcerária consiste na reinserção da pessoa humana na sociedade. Uma experiência frutuosa ocorreu no período de 6 de dezembro de 2022 até 17 de fevereiro de 2023, quando a Pastoral Carcerária conseguiu junto ao Penitenciária de Serra Azul que um grupo de presos do regime semiaberto, sempre acompanhados por um agente penitenciário, que acompanha e fiscaliza o serviço, prestassem serviços voluntários na Casa Santa Dulce dos Pobres, em Ribeirão Preto.

A ação, na entidade Casa Santa Dulce dos Pobres, Centro de acolhida para pessoas em situação de rua (moradia temporária), com sede na Rua Casa Branca 1655, Vila Brasil, em Ribeirão Preto, consistiu em uma série de benfeitorias no prédio da instituição: manutenção elétrica, hidráulica, reparos diversos, reparos no telhado, verniz nas madeiras, pintura de ferragens e portões, pintura de parede e calçadas. Em alguns cômodos do prédio, principalmente o escritório, recebeu até um trabalho artístico na pintura de um painel amadeirado, dando um toque artístico na reforma, e a pintura da imagem de Santa Dulce e do nome da instituição no portão de acesso a casa.

A Pastoral Carcerária manifesta o agradecimento e a confiança a todos que colaboraram para a iniciativa da reforma da Casa Santa Dulce e o reconhecimento da capacidade e do processo de ressocialização dos reeducandos. Agradecemos particularmente aos diretores da Penitenciária I de Serra Azul, Dr. Reginaldo Neves de Araújo e Dr. Kelson Alvim; as empresas apoiadoras: Maggicor Tintas e Texturas, Diamante Tintas, Elétrica VM, Caçola Embalagens, Madefer, e Rápido D´Oeste, e Vereador Zucolotto.

O coordenador da Pastoral Carcerária, Samuel Melo, reiterou a gratidão pela execução do projeto e serviços prestados a Casa Santa Dulce: “Quero em nome da Casa Santa Dulce dos Pobres agradecer imensamente ao valoroso trabalho e a parceria firmada. Que seja o primeiro de muitos trabalhos e vamos ganhando experiência e que cada vez mais possamos fazer mais e melhor”, agradeceu Samuel.

Casa Santa Dulce dos Pobres

A Casa Santa Dulce dos Pobres, parceria com a Secretaria da Assistência Social de Ribeirão Preto, é um espaço de acolhimento, 24 horas por dia, para pessoas do gênero masculino em situação de rua. Caso tenha interesse de ser um voluntário ou de fazer doações de alimentos e roupas masculinas, entre em contato no telefone: (16) 3669-3349 / 9.9138-3060.

Saiba mais:
@casasantadulcedospobres_rp

 

Samuel Melo
Coordenador Pastoral Carcerária
Voluntário e apoiador da Casa Santa Dulce dos Pobres

Veja também: