Rejuvenescer a Arquidiocese foi o tema do Dia Nacional da Juventude

Com o tema: “Vamos Rejuvenescer a nossa Arquidiocese”, a paróquia Santo Antônio Maria Claret e Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, na Vila Recreio, em Ribeirão Preto, sediou, em 21 de novembro, às 20 horas, a edição arquidiocesana do Dia Nacional da Juventude (DNJ), versão On-Line. A live da juventude arquidiocesana manifestou a criatividade e a inovação juvenil para, mesmo distantes, estarem próximos na animação e acolher o pedido do arcebispo Dom Moacir Silva para “Rejuvenescer a Arquidiocese”. O cenário da live, um canteiro de obras, representou o simbolismo da construção, de fazer juntos em mutirão, e do processo de rejuvenescimento da juventude na arquidiocese.

O seminarista e membro do Setor Juventude, Vinícius Martins Cestari, comentou a importância da realização do DNJ na versão on-line. “Com a ajuda da Rede Arquidiocesana de Transmissão foi possível fazer com que o DNJ live chegasse a milhares de jovens da Arquidiocese e a proposta fosse estendida a todas as comunidades de nossa Igreja Particular. Assim, assumimos juntos com o assessor do Setor Juventude, o arcebispo Dom Moacir, o compromisso de dar um rosto jovem a nossa Igreja arquidiocesana, possibilitando em nossas paróquias, comunidades, grupos, movimentos e serviços a atuação do jovem como protagonista de sua história, buscando em suas raízes o necessário para construir um futuro mais fraterno, sendo o ‘agora de Deus’ onde se encontram”, falou Vinícius.

Para o seminarista Vinícius o trabalho com a juventude precisa ser intensificado na proximidade e no protagonismo dos jovens. “A intenção é que os jovens possam ser braços estendidos e expressão juvenil em suas comunidades, tendo cada vez mais espaço para atuarem, colocando seus dons a serviço, firmando a pertença e a responsabilidade na construção e rejuvenescimento, no hoje da história, onde quer que estejam, de uma Igreja jovem. O compromisso dessa vivência, é de todos e cada um de nós, pois é de suma importância que caminhemos e sonhemos juntos e de mãos dadas. A entrega simbólica de uma ‘fitinha’, que chegará a todos os grupos e movimentos jovens, é o compromisso para que atuemos nesse ‘canteiro de obra’, que não é uma novidade, mas é uma urgência para dar rosto jovem a nossa Igreja arquidiocesana”, expressou Vinícius.

O coordenador arquidiocesano do Setor Juventude, Arthur Augusto Andrade dos Santos, citou como ponto chave desta edição do DNJ a unidade e o compromisso. “Esse ano nosso DNJ precisou ser adaptado com a atual realidade que estamos vivendo devido a pandemia, tivemos que realizar de forma on-line, sem a presença dos nossos jovens. Foi um momento triste na memória, pois estávamos acostumados com aquela agitação dos jovens chegando no local do DNJ, descendo dos ônibus fazendo barulho, acenando com as bandeiras dos grupos, um correndo de encontro com o outro para se abraçar e nessa edição não vivenciamos esses momentos. Mas, acredito que ficou o sentimento e a mensagem de viver a unidade, em ser presença, e se Deus quiser, em 2021, estaremos todos juntos novamente”.

Segundo Arthur esta edição do DNJ pode ser avaliada positivamente, mesmo na distância, os jovens conseguiram rezar juntos no ambiente digital. “Nessa edição mesmo sendo realizado por meio da transmissão ao vivo, tivemos uma boa participação dos jovens assistindo e interagindo conosco por meio de perguntas e dos sorteios de brindes. A proposta ‘Vamos Rejuvenescer nossa Arquidiocese’ vem para inquietar os jovens a serem protagonistas em suas paróquias, grupos e movimentos. Os jovens têm muito a oferecer, um exemplo, nesse momento de pandemia que estamos vivendo podemos ver a força e o empenho dos jovens em ajudarem seus padres a realizarem as transmissões das missas. ‘O jovem não é o futuro da Igreja, mas é o agora’”, finalizou Arthur.

DNJ 2021: No encerramento do Dia Nacional da Juventude, edição on-line, foi anunciada a data e o local do DNJ 2021, a ser realizado em 24 de outubro, na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Serrana. Até lá, Juventude!

Veja também:

Jornada Arquidiocesana da Juventude lança hino e clipe oficial

O Setor Juventude apresentou no domingo, 20 de junho, o Hino oficial da Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) 2021. Com o título: “A morte nunca triunfou” o hino tem letra e música dos seminaristas João Vítor e Leonardo Silva e expressa no refrão o tema da JAJ: “Levanta-te, jovem! Vem proclamar a Esperança que o mundo precisa. Levanta-te! Porque Cristo, o Senhor está vivo A morte nunca triunfou!”