Relicário de Santa Teresinha do Menino Jesus visita a cidade de Ribeirão Preto

O relicário

Um relicário (objeto que contém partes do corpo, sangue ou veste de uma pessoa declarada santa pela Igreja Católica) com um fêmur e ossos dos pés de Santa Teresinha do Menino Jesus esteve pela primeira vez em Ribeirão Preto.

O relicário que está visitando pelo menos 70 cidades no Brasil foi doado por uma senhora brasileira após receber uma graça muito especial por intercessão da santa e por isso mandou confeccionar em madeira e metal dourado uma urna em forma de igreja e o doou para a Basílica de Lisieux na França. Este relicário veio pela primeira vez ao Brasil em 1997 – centenário da morte de santa Teresinha e ano em que São João Paulo II a declarou Doutora da Igreja. Esta é a quarta vez que o relicário de primeiro grau (porque contém ossos da santa) vêm ao Brasil. As outras duas visitas foram em 1998 e 2022.

Agora este relicário volta ao Brasil entre os anos comemorativos dos 150 anos do nascimento e 100 anos da canonização de Santa Teresinha, respectivamente 1873-2023 e 1925-2025. Com sua chegada em 13 de janeiro deste ano, o relicário deve visitar todas as cidades brasileiras que têm carmelos ou casas de carmelitas.

Vida e Obra de Santa Teresinha

Nascida em Alençon (França) a 02 de janeiro de 1873, Maria Teresa Martin era filha de Zélia Guerin e Louis Martin. Filha caçula teve todas as 4 irmãs mais velhas consagradas: 3 carmelitas e 1 da Congregação das visitandinas. Maria Teresa entrou para o Carmelo de Lisieux com apenas 15 anos e faleceu de tuberculose aos 24 anos ficando apenas 9 anos no carmelo. Este tempo foi o suficiente para que ela escrevesse cartas, poemas, peças de teatro e orações, todos com temas cristãos onde ela expressou seu imenso amor por Jesus e espírito missionário, o que a tornou Padroeira das Missões – título partilhado com São Franscisco Xavier que evangelizou o oriente. Dentre suas criações, a obra mais famosa que a tornou conhecida no mundo todo e tem tradução em várias línguas é a História de uma Alma, onde ela conta sua própria vida e descreve ali seu itinerário de amor a Jesus, à Igreja e à Eucaristia. Nesta obra está também sua teologia inspirada por Deus da Pequena Vida – caminho direto e curto para Deus – que a levou a ser proclamada Doutora da Igreja pela profundidade e caráter teológico da obra.

Procurarei buscar meios de chegar ao Céu por um pequeno caminho – muito curto e muito reto, um pequeno caminho que é totalmente novo. Vivemos numa era de invenções; atualmente os ricos não precisam mais sequer subir escadas, pois têm elevadores para isso. Bom, eu tentarei encontrar um elevador pelo qual eu possa ser elevada a Deus, pois sou muito pequena para escalar a íngreme escada da perfeição. […] Teus braços, então, Ó Jesus, são o elevador que deverão elevar-me até o Céu. Para chegar lá, não preciso crescer; ao contrário, preciso permanecer pequena, preciso me tornar ainda menos.”

Vários testemunhos das suas irmãs carmelitas declaram não ver na vida da Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – nome de consagrada, mas que após tomarem conhecimento de seus escritos e difundir para outros carmelos a tornaram uma das santas modernas mais conhecidas e devotadas no mundo todo. Irmã Teresinha morreu no dia 30 de setembro de 1897, e sua canonização em 17 de maio de 1925 com a data comemorativa em 3 de outubro. Foi São Paulo VI quem transferiu sua festa para o dia 1º de outubro que marca o início do mês missionário na Igreja Católica.

Visita do Relicário de Santa Teresinha à cidade de Ribeirão Preto

Desde que soube da chegada do relicário da santa ao Brasil, uma devota da paróquia Santa Teresinha Doutora nos procurou perguntando a possibilidade de trazê-lo à paróquia na cidade de Ribeirão Preto. Avisamos da dificuldade, da burocracia, das providências e segurança que isto exigiria, além de sabermos que o relicário já tinha um percurso pelo Brasil apenas em cidades que mantém carmelos ou comunidades carmelitas. Mas diante da insistência, propomos entrar em contato com o carmelo de Franca (SP) o local mais próximo de Ribeirão Preto e ver a possibilidade. Num primeiro momento não houve grande avanço nas conversas até que nós mesmos entramos em contato com um dos padres responsáveis pelo carmelo e marcamos uma visita à cidade de Franca para conversarmos pessoalmente com a madre Maria Estela. Depois de uma agradável conversa com ela e os padres de Franca combinamos de que o relicário poderia passar uma noite conosco e no outro dia ficamos responsáveis por levá-lo ao carmelo de São João da Boa Vista. Ainda sem acreditarmos que tudo seria possível, procuramos manter em segredo até para prepararmos tudo com muito amor e carinho. Em conversa com sua Excelência o Sr. Arcebispo de Ribeirão Preto, marcamos uma celebração eucarística para a segunda-feira dia 12 de agosto quando o relicário chegaria à nossa cidade. Quando tudo estava já preparado e confirmado, anunciamos nas mídias da paróquia e a notícia logo se espalhou despertando interesse em visitar e tocar este famoso relicário e se aproximar de Santa Teresinha.

O espírito missionário da Santa permanece inalterado, seja ao atrair pessoas para perto de Jesus, seja para ela mesma estar entre seus devotos. Dias antes de sua chegada, conversando com os padres Diego e Marcos, da Diocese de Franca, ficamos sabendo que a madre Marlene do carmelo de Jaboticabal havia entrado em contato com as madres de Franca e São João da Boa Vista e pedido pelo menos uma visita do relicário ao seu carmelo, o que as madres aceitaram desde que nós cuidássemos de levar e o carmelo levaria até São João da Boa Vista. Mesmo com alguns desencontros de informações, notícias, entre organizadores da visita ao Brasil, Santa Teresinha tem seu espírito missionário mais livre do que pensamos. Tudo ocorreu como ela quis e assim foi feita na maior alma de santidade e devoção possível. Desde a chegada a Ribeirão Preto, sua ida a Jaboticabal e sua partida em direção a São João da Boa Vista, Santa Teresinha derramou chuva de graças e bênçãos sobre muitos devotos que passaram junto ao relicário. Sua força espiritual e a fama de sua santidade eram sentidos por todos que se aproximavam do relicário.

Quantas graças e bênçãos fomos testemunhas privilegiadas e podemos afirmar que Santa Teresinha do Menino Jesus permanece atuando na Igreja conforme prometera em vida “no coração da Igreja. Minha mãe, eu serei o Amor”.

Padre Paulo Henrique Martins
Pároco da paróquia Santa Teresinha Doutora da Igreja
@matrizdesantateresinhadoutora

Veja também:

Ordenações Diaconais no Seminário Maria Imaculada em Brodowski

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, nossas famílias e nós, convidamos para a Concelebração Eucarística, presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na qual seremos ordenados diáconos para o serviço ao povo de Deus: Eduardo Augusto e Lucas Barbosa

Curso de Teologia para Leigos abre inscrições para o ano de 2026

O curso oferece a possibilidade de aulas em Ribeirão Preto e Batatais. Em Batatais aulas são às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Em Ribeirão Preto as aulas acontecem aos sábados, das 13h30 às 16h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto