Retiro da Escola Diaconal conclui o ano formativo de 2022

Retiro da Escola Diaconal conclui o ano formativo de 2022

A Escola Arquidiocesana Diaconal São Lourenço, encerrou as atividades de formação 2022, com mais um retiro espiritual. O retiro ocorreu em 11 de dezembro, na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Bento Quirino (São Simão), e contou com a presença dos 34 candidatos ao diaconado permanente e suas esposas.

As meditações do retiro foram proferidas pelo padre André Luiz Massaro, diretor e professor da Escola Diaconal. O tema central refletiu: “Partir, caminhar, parar e perguntar” (Mt 16,13) e ofereceu aos candidatos momentos de oração, convivência e partilha da caminhada vocacional rumo a dupla sacramentalidade.

Quarta Turma: A quarta turma da Escola Diaconal São Lourenço iniciou a caminhada vocacional no ano de 2018 com os encontros do período propedêutico de discernimento vocacional. O ano letivo começou em 2019 com aulas presenciais no Centro Arquidiocesano de Pastoral, inicialmente as sextas-feiras, e depois as aulas passaram a ocorrer nas terças-feiras. No período de formação os alunos contam com aulas ministradas por professores (padres e diáconos), e os estudos são avaliados periodicamente através de trabalhos e avaliações. Antes do início das aulas os alunos fazem a experiência da oração das vésperas da Liturgia das Horas. Ainda ocorrem encontros de espiritualidade mensal, com a participação das esposas para o fortalecimento do exercício da dupla sacramentalidade.

Colaboração: Padre André Luiz Massaro

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”