Retiro Espiritual dos Presbíteros, em São Pedro, com as reflexões de dom Paulo Antônio de Conto
Durante esta semana, de 14 a 18 de julho, no Seminário Santo Antônio, em São Pedro (SP), vivemos, no retiro presbiteral, momentos marcados pela alegria. O pregador, Dom Paulo Antônio do Conto, foi a própria presença da alegria entre nós.
Fomos chamados a fazer uma imersão e a resgatar valores que estão impregnados em nosso ministério: o amor à família, aos pais, ao lugar de onde viemos…
Também fomos convidados a amar o bispo, o irmão presbítero, respeitando e valorizando a convivência na família presbiteral. Somos chamados a caminhar juntos, a sustentar uns aos outros: carregar o báculo com o bispo, estender a mão ao irmão sacerdote, oferecendo ajuda, perdão e acolhida.
Sobretudo, fomos chamados a amar a nós mesmos em primeiro lugar, lembrando o grande mandamento do Amor.
Abraçar-nos primeiro. Cuidar de nós mesmos, pois, se nos amamos, somos capazes de amar nosso semelhante, o bispo, o irmão de ministério, o povo.
Em um dos momentos, Dom Paulo contou a história do Boneco de Sal, de Leonardo Boff, uma bonita metáfora que nos remete à ideia de que o sentido do ministério presbiteral não está isolado das relações.
O Boneco de Sal nos ensina que não se compreende o mar sem se entregar a ele. Assim também é o nosso ministério: não encontraremos alegria no sacerdócio se estivermos isolados, distantes da família presbiteral.
O sentido do ministério não se descobre se nos mantivermos fechados em nós mesmos. Ele se revela na comunhão, no contato, no encontro, no perdão, na partilha com os irmãos.
É preciso que nos entreguemos à família presbiteral para nela nos dissolvermos, como o sal no mar, que mergulhemos, sem receio, na convivência fraterna. Assim, encontraremos sentido e plenitude em nosso ministério.
É nesta entrega e convivência sinceras que nasce a verdadeira alegria: a de sermos um só com nossos irmãos, com o bispo, com o nosso povo.
O retiro presbiteral foi um encontro pessoal com Deus, conosco e com os irmãos, em que fomos chamados a redescobrir a alegria que sustenta nosso ministério e que dá sentido a nossa missão…
Padre Josirlei Aparecido da Silva
Revisão e Correção Ortográfica: Profa. Lucimara Souza