Retiro Espiritual dos Presbíteros, em São Pedro, com as reflexões de dom Paulo Antônio de Conto

Retiro Espiritual dos Presbíteros, em São Pedro, com as reflexões de dom Paulo Antônio de Conto

Durante esta semana, de 14 a 18 de julho, no Seminário Santo Antônio, em São Pedro (SP), vivemos, no retiro presbiteral, momentos marcados pela alegria. O pregador, Dom Paulo Antônio do Conto, foi a própria presença da alegria entre nós.

Fomos chamados a fazer uma imersão e a resgatar valores que estão impregnados em nosso ministério: o amor à família, aos pais, ao lugar de onde viemos…

Também fomos convidados a amar o bispo, o irmão presbítero, respeitando e valorizando a convivência na família presbiteral. Somos chamados a caminhar juntos, a sustentar uns aos outros: carregar o báculo com o bispo, estender a mão ao irmão sacerdote, oferecendo ajuda, perdão e acolhida.

Sobretudo, fomos chamados a amar a nós mesmos em primeiro lugar, lembrando o grande mandamento do Amor.
Abraçar-nos primeiro. Cuidar de nós mesmos, pois, se nos amamos, somos capazes de amar nosso semelhante, o bispo, o irmão de ministério, o povo.

Em um dos momentos, Dom Paulo contou a história do Boneco de Sal, de Leonardo Boff, uma bonita metáfora que nos remete à ideia de que o sentido do ministério presbiteral não está isolado das relações.

O Boneco de Sal nos ensina que não se compreende o mar sem se entregar a ele. Assim também é o nosso ministério: não encontraremos alegria no sacerdócio se estivermos isolados, distantes da família presbiteral.

O sentido do ministério não se descobre se nos mantivermos fechados em nós mesmos. Ele se revela na comunhão, no contato, no encontro, no perdão, na partilha com os irmãos.

É preciso que nos entreguemos à família presbiteral para nela nos dissolvermos, como o sal no mar, que mergulhemos, sem receio, na convivência fraterna. Assim, encontraremos sentido e plenitude em nosso ministério.

É nesta entrega e convivência sinceras que nasce a verdadeira alegria: a de sermos um só com nossos irmãos, com o bispo, com o nosso povo.

O retiro presbiteral foi um encontro pessoal com Deus, conosco e com os irmãos, em que fomos chamados a redescobrir a alegria que sustenta nosso ministério e que dá sentido a nossa missão…

Padre Josirlei Aparecido da Silva

Revisão e Correção Ortográfica: Profa. Lucimara Souza

 

Veja também:

Missionários da esperança entre os povos

Neste Ano Jubilar 2025 celebramos o 99º Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária de 2025, coordenada pela Pontifícia Obras Missionárias (POM), traz para reflexão o tema: “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco em sintonia com o Jubileu da Esperança, e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)