Rezar com o Papa: Leão XIV: “Senhor, ensina-nos a reconhecer teu rosto em cada criança que sofre”

A intenção de oração do Santo Padre para este mês de fevereiro, divulgada pela campanha “Reza com o Papa”, é dedicada às crianças com doenças incuráveis.

Cidade do Vaticano, 5 de fevereiro de 2026. “Pelas crianças com doenças incuráveis”: esta é a intenção que o Papa Leão XIV carrega em seu coração para este mês de fevereiro, divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa, juntamente com o Dicastério para a Comunicação. Com a campanha “Reze com o Papa” — iniciada no mês de janeiro passado e que inclui O Vídeo do Papa e O Áudio do Papa — o Santo Padre convida toda a Igreja e as pessoas de boa vontade a unirem-se em oração pelas crianças que vivem situações de sofrimento e fragilidade extrema, bem como por suas famílias e pelos que cuidam delas.

No texto de sua oração, o Papa destaca a ternura de Jesus que acolhe as crianças, reconhecendo em seus corpos frágeis um sinal de sua presença e, em seus rostos e sorrisos, um testemunho do Reino. O Santo Padre pede que nunca lhes faltem uma “atenção médica adequada, o cuidado humano e próximo e o apoio de uma comunidade que acompanha com amor”. Também, pede pelas famílias, para que sejam sustentadas na esperança e pelos médicos, enfermeiros e cuidadores, para que seu serviço seja sempre expressão de compaixão ativa, paciência e ternura.

Finalmente, com esta intenção, o Papa Leão XIV convida toda a Igreja a deixar-se transformar “pelos mesmos sentimentos” do Coração de Cristo para que, sustentada pela oração e o serviço de acompanhar a fragilidade, inclusive em “meio à dor, possa ser fonte de consolo, semente de esperança e anúncio de vida nova” para as crianças que sofrem e para quem está próximo das mesmas.

No vídeo do mês de fevereiro, gravado na igreja de São Pellegrino no Vaticano, se pode ver que o Santo Padre tem nas mãos uns desenhos, que foram realizados por crianças que sofrem diversos tipos de enfermidades e que são atendidas no Hospital Pediátrico Bambino Gesù de Roma.

Veja também: