SAV disponibiliza subsídios vocacionais para o mês vocacional 2022

A celebração do Mês Vocacional em agosto é oportunidade para intensificar o testemunho e as orações pelas vocações. A cada domingo rezamos por uma vocação específica: 1º Domingo:  Vocações para os Ministérios Ordenados; 2º Domingo: Vocação Familiar; 3º Domingo: Vocação Religiosa; e 4º Domingo: Vocações dos Cristãos Leigos e Leigas.

Confira a carta do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SAV-RP)

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Serviço de animação vocacional arquidiocesano (SAV-RP)

Aos irmãos padres, aos diáconos e a todos os irmãos e irmãs forças vivas de nossas paróquias

O tema do mês vocacional de 2022, proposto pela CNBB é: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema é “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).

Com este tema e lema, seremos impulsionados pela força do ressuscitado a compreender que nossa vocação nasce do encontro pessoal e transformador com o Senhor. Ao ouvirmos o primeiro anúncio do Ressuscitado, recebemos também, nosso chamado comum a santidade que se desdobra nas diversas vocações assumidas e verdadeiramente vividas por nós povo de Deus.

A vocação, portanto, embora seja realmente um chamado, nasce e adquire seu sentido no encontro com Jesus. Basta vermos o exemplo do Evangelho: os discípulos muitas vezes eram temerosos, lentos para entender, caíram muitas vezes no fechamento e no medo, mas ao encontrarem com Jesus e constatarem que “Cristo Vive”, a força da ressureição que a tudo restaura, ressignificou também a vida de cada um Deles. A vocação é então uma chamada que o próprio Senhor nos faz! Ao vê-lo ressuscitado nossa vida se enche de um novo sentido.

Nasce em nós uma resposta a esse chamado pautada no testemunho: “eu vi o Senhor”.
Diante disso, durante o mês de agosto, nosso serviço de animação vocacional gostaria de propor alguns subsídios celebrativos constando de quatro encontros e uma hora santa vocacional.

A cada encontro refletiremos sobre as diversas vocações: sacerdotal, familiar, consagrada e laical. O fio condutor de cada encontro será uma dinâmica onde poderemos fazer um painel com uma videira (representando Cristo) e a cada semana vamos compor o painel com símbolos que representam cada vocação específica.

Nosso intuito é que esse material seja trabalhado: na catequese em suas várias etapas, nos grupos de animação vocacional, nos grupos de jovens, nos grupos de servidores do altar e ainda com todo o povo de Deus que participam dos mais variados grupos e pastorais de nossas paróquias.

Celebremos e vivamos o mês vocacional rezando e agradecendo a Deus por todos os vocacionados.

Com atencioso afeto,

Padre Alcides Pizeta Neto
Assessor do SAV-RP

Acesse os SUBSÍDIOS VOCACIONAIS:

1º Encontro SAV – Vocação ao ministério ordenado

2º Encontro SAV – Vocação Familiar

3º Encontro SAV – Vocação Religiosa

4º Encontro SAV – Oração pelas Vocações

Hora Santa Vocacional 2022

(Em breve será disponibilizado o 4º Encontro)