Segunda Missa Arquidiocesana no Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa reúne 2,5 mil fiéis em Jardinópolis

Segunda Missa Arquidiocesana no Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa reúne 2,5 mil fiéis em Jardinópolis

Com o lema do Ano Jubilar 2025: “Peregrinos de Esperança”, no 17º Domingo do Tempo Comum e V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 27 de julho, ao menos 2,5 mil fiéis, provenientes das 20 cidades do território arquidiocesano, participaram da “2ª Missa Arquidiocesana no Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa”, às 17h, em Jardinópolis. Nas vésperas de iniciar a novena do padroeiro na edição 112, o santuário acolheu os romeiros, em sinal de unidade e comunhão, e na vivência da sinodalidade. Na convocação para a missa, em abril deste ano, o arcebispo dom Moacir reforçou o sentido de caminharmos juntos: “Com esta Concentração anual, nossa Arquidiocese quer fortalecer sempre mais a unidade, a comunhão, a sinodalidade. Não nos esqueçamos de que a comunhão indica a realidade mais íntima da Igreja, pela qual ela participa na vida de Deus, Uno e Trino (cf. Instrumentum Laboris 2 – DGAE, 42). Nossa Arquidiocese quer também valorizar a piedade popular que garante uma presença eclesial que reúne as pessoas para viverem o Evangelho e prestarem o devido culto a Deus (cf. Instrumentum Laboris 2 – DGAE, 179)”.

Na recordação da vida fez-se memória dos 20 anos da Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus, onde a Arquidiocese desde 2006 é presença missionária, e atualmente atende duas paróquias, uma em Manaus, e outra em Careiro da Várzea. Foram entronizados símbolos que marcam a trajetória missionária, entre eles, os brasões das arquidioceses e a logomarca da ação missionária, os quadros de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora da Sáude, simbolizando o início do Projeto Saúde no Amazonas.

Homilia

Na introdução da homilia, dom Moacir destacou a importância da concentração arquidiocesana como sinal da unidade e da comunhão arquidiocesana. “Queridos irmãos e queridas irmãs no Santo Batismo! Queridos irmãos e queridas irmãs na vida consagrada! Queridos irmãos no ministério ordenado! Este nosso encontro em torno do altar do Senhor expressa o nosso esforço e compromisso com a unidade de nossa Igreja local, conscientes de que a Eucaristia é ‘sinal de unidade e vínculo de caridade’ (SC, 47). Este nosso encontro faz eco ao ensinamento do Papa Leão XIV, que disse: gostaria que fosse este o nosso primeiro grande desejo: uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado”.

E dom Moacir continuou com mais um trecho da homilia do Papa Leão XIV: “No nosso tempo, ainda vemos demasiada discórdia, demasiadas feridas causadas pelo ódio, a violência, os preconceitos, o medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres. E nós queremos ser, dentro desta massa, um pequeno fermento de unidade, comunhão e fraternidade. Queremos dizer ao mundo, com humildade e alegria: Olhai para Cristo! Aproximai-vos d’Ele! Acolhei a sua Palavra que ilumina e consola! Escutai a sua proposta de amor para vos tornardes a sua única família. No único Cristo somos um. E este é o caminho a percorrer juntos – entre nós, mas também com as Igrejas cristãs irmãs, com aqueles que percorrem outros caminhos religiosos, com quem cultiva a inquietação da busca de Deus, com todas as mulheres e todos os homens de boa vontade – para construirmos um mundo novo onde reine a paz”, salientou o arcebispo.

Peregrinação Missionária

Antes dos ritos finais, a Conselho Missionário Diocesano (Comidi), apresentou a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Conselho Missionário Regional, do Regional Sul 1 da CNBB, que peregrinará pelas paróquias da Arquidiocese, por ocasião da realização do 43º Congresso Estadual Missionário, em maio de 2026, na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Missa Arquidiocesana 2026

Em comunicado de 09 de abril de 2025, após a reunião ordinária do Conselho Presbiteral, que contou com a presença do reitor do Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus da Lapa, padre Wagner Luís Lopes, e após avaliação, reflexão e discernimento, ficou estabelecido que a “Missa Arquidiocesana” passa a ser realizada no Domingo que antecede imediatamente o início da novena do Senhor Bom Jesus da Lapa, no ano de 2026, está previsto para o dia 26 de julho, às 17h.

Assessoria de Imprensa
Arquidiocese de Ribeirão Preto


Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.